25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

CÂMARA MUNICIPAL

Saúde, defesa da mulher e desenvolvimento sustentável entram em pauta

Vereadores Dr. Jamal e João César Matogrosso listam pautas que assumem defender durante o próximo mandato

A- A+

Legitimados pela população eleitoral, pautas e bandeiras começam a ser erguidas por meio dos vereadores que compõe o legislativo, em mais um ano na Câmara Municipal de Campo Grande. Através dos 29 eleitos em 2020 o povo confia ter suas necessidades e problemas debatidos e, posteriormente, transformados em projetos. Dr. Jamal (MDB) e João Cesar Mattogrosso (PSDB) nortearam suas missões junto à Casa de Leis nesse próximo mandato.

Membro do Movimento Democrático Brasileiro, Dr. Jamal evidencia sua preocupação com a saúde do campo-grandense e chama atenção para o combate à obesidade, ressaltando que, atualmente, mais de cinquenta por cento da população local é obesa. Em sua fala, divulgada pela assessoria, ele defende que somente esse quadro, por si só, deixa o indivíduo propenso à diversas doenças, como a hipertensão; diabetes; problemas ortopédicos, além de representar um grande risco para a Covid-19, durante essa atual crise pandêmica

Ele defende ainda um centro de especialidades com profissionais das diversas áreas, nutrólogos; nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, estão elencados na execução do projeto chamado "Vida Saudável de Combate à Obesidade", além de uma academia.

“Este projeto trará mais qualidade de vida para a população, onde muitos casos não mais necessitarão de cirurgia bariátrica”, afirma o Dr. Jamal, que lista ainda a prática de exercícios físicos como indispensável, para se alcançar o objetivo da perda de peso.

João César Mattogrosso, vereador na Câmara Municipal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), traz o fomento da energia solar; a participação da juventude na política e luta em defesa do direito das mulheres, como seus três pontos norte de sua missão na Casa de Leis. Ele vem para seu segundo mandato na Câmara Municipal de Campo Grande e, unido ao Movimento Solar Livre, acredita que para a economia e geração de empregos a resposta pode vir do Sol.

“Incentivar a energia solar é dar um passo significativo para o futuro e lutar para redução de custos. Defendo a implantação desse formato nas repartições públicas, como forma de dar o exemplo e mostrar na prática para todos os benefícios, sobretudo no que tange o viés econômico”, exclamou o vereador

Para ele, grande parte da força motora da mudança está nas mãos dos jovens, que podem mover o mercado de trabalho levantando pautas com soluções criativas e empreendedoras, mas reconhece o ínfimo incentivo existente para que essa parcela da população tenha uma maior participação política.

De acordo com sua assessoria, no terceiro ponto, João César também deve atuar junto à construção de políticas públicas para mulheres, afirmando que será criado um “Comitê de Defesa dos Direitos" formado por movimentos de mulheres e feministas; e órgãos governamentais, estaduais e municipais representantes da sociedade civil que atuam com políticas públicas para as mulheres, com reuniões bimestrais.

"Durante a nossa campanha realizamos uma reunião com a militância feminina da Capital e do Estado para que pudéssemos firmar esse compromisso, a partir de uma carta, de que iremos acompanhar e lutar por medidas efetivas que atendam da melhor forma as nossas mulheres”, finaliza ele explicando ele sobre o documento que estabelece: educação em direitos humanos; igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; atenção integral à saúde da mulher e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.