24 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 21º

Política

Secretário Riedel visita importantes obras de Infraestrutura e entregas em Maracaju e Coxim

A- A+

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, viajou a Maracaju e Coxim nesta sexta-feira (30) para acompanhar importantes obras de infraestrutura, entregas e participar de reuniões de alinhamentos.

Em Maracaju, por exemplo, acompanhado do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, Riedel participou da assinatura do termo de acordo do Governo do Estado com a empresa Neomille, garantindo incentivos fiscais previstos no MS Empreendedor.

Reinaldo Azambuja e secretários visitam a obra do ginásio poliesportivo de Maracaju

A Neomille é um empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). Ao todo, será investido R$ 1 bilhão na planta industrial em Maracaju. A usina vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos com os serviços terceirizados. No período de obras, deverão ser gerados 2 mil empregos na construção civil.

Riedel visitou ainda as obras da construção do Ginásio de Esporte do Município, iniciadas recentemente. "É um ginásio poliesportivo, um centro cultural, uma obra que favorece a população, fornecendo instrumentos de competitividade e gerando emprego na cidade, uma notícia boa lembrando que geramos recorde de empregos em pandemia".

O secretário de Infraestrutura refere-se aos dados do Caged Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que Mato Grosso do Sul registra saldo positivo na geração de empregos pelo sexto mês consecutivo.

Secretário reforça a geração de empregos que são provenientes das obras

Em junho, foram 3.535 postos de trabalho formal, resultado de 20.856 admissões e 17.321 demissões. É o melhor resultado para o mês de junho desde 2011, quando o saldo foi de 3.577 empregos. O segmento de serviços foi responsável por 1.091 vagas, seguido de comércio (1.070), indústria (706), agropecuária (529) e construção (139).

"Ontem, o Caged divulgou a geração de empregos e desempregos no Brasil inteiro e Mato Grosso do Sul, pela primeira vez em dez anos, empregou 27.594 pessoas a mais. Estou falando em empregos positivos na pandemia, enquanto a economia mundial encolheu. E aí a gente vê a importância que é o acreditar de investidores em Mato Grosso do Sul e no Brasil", disse Reinaldo Azambuja. O

Lideranças políticas na assinatura do termo de acordo para implantação da Neomille, (Foto-Edemir Rodrigues)

resultado é o acumulado de novos postos de trabalho nos primeiros seis meses deste ano.

"No governo nós temos focado muito nisso. Obras atraem investimentos. Os números do Caged mostram empregos em todas as áreas, no agro, na construção civil, e a retomada econômica. Emprego é renda e isso ativa a economia", acrescentou Verruck.

No encontro, o prefeito Marcos Calderan lembrou que a Ferroeste e a Rota Bioceânica criam condições favoráveis para empreendimentos assim. "Teremos, se Deus quiser, a realidade dessa ferrovia, que está chegando para poder escoar nossos produtos, e a Rota Bioceânica, que está se tornando realidade através da ponte de Porto Murtinho".

Além do termo de acordo para implantação da Neomille, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel anunciaram a construção de uma rotatória na MS-157, para o acesso à nova usina de etanol de milho. No dia anterior, Riedel participou de uma homenagem aos profissionais da saúde no município e foi homenageado. "Oportunidade onde também recebi uma singela lembrança pelo trabalho que desenvolvi no Prosseguir, que divido com todo o comitê gestor que se empenha todos os dias para salvar vidas e retomar a economia de forma segura", ressaltou Riedel.

Coxim

Famílias de Coxim receberam títulos de regularização e quitação de hipoteca

Em Coxim, Riedel participou da entrega de títulos fundiários e de baixas de hipoteca para 89 família. Duas dessas beneficiadas são mãe e filha, é a Terezinha Gomes Furtado (filha) e Maria de Lourdes Gomes Viana, do Residencial Pé de Cedro, que receberam baixa de hipoteca. "Eu só tenho que agradecer muito ao Governo do Estado, agora temos a nossa escritura, somos donos e proprietários da nossa residência", reforçou Terezinha.

Para a dona de casa Tania Vieira de Moraes Santos, o documento  é uma grande vitória. "Hoje estou recebendo minha hipoteca, desde que quitei a minha casa nunca deu certo de buscar essa documentação em Campo Grande".

O prefeito municipal, Edilson Magro, falou do trabalho em parceria com o Governo do Estado. "Estamos aqui para fazer ainda mais, concluir as obras, então a nossa fala hoje é só de agradecimento e de união. Vamos trabalhar e conseguir êxito".

Riedel reforçou a importância para a população não só de Coxim, mas de todo Mato Grosso do Sul. "Hoje essas famílias estão tendo a oportunidade de receber um importante serviço habitacional, seja o de regularização fundiária, seja o de baixa na hipoteca, que estão dando dignidade de terem suas moradias, pode parecer um ato simples mas representa liberdade de chamar um imóvel de seu, de direito e de fato".

Riedel visitou ainda a obra de pavimentação dos distritos de Silviolândia e São Romão. De acordo com os dados da Seinfra, desde 2015 o Governo do Estado investiu no município mais de R$ 70,3 milhões em obras de infraestrutura.

Veja o depoimento de uma das moradoras contempladas (entrevista Davi Nunes). 

Texto: Ana Brito (Seinfra) e Davi Nunes (Agehab)

Fotos: Guilherme Pimentel e Edemir Rodrigues 

Fonte: Governo MS