25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

MAU EXEMPLO

Sem máscara, ministro da Saúde distribui apertos de mão no Planalto

Eduardo Pazuello teve uma terça-feira 'normal' sem seguir regras do ministério que ele é chefe interino

A- A+

Enquanto o Brasil registra mais de 1,3 milhão de casos da Covid-19 e 58,3 mil mortes, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, apareceu em evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira sem máscara e cumprimentando políticos com apertos de mão, o que não é recomendado por autoridades em saúde pública.

Pazuello chegou ao Salão Nobre do Palácio do Planalto por volta das 16h para a cerimônia organizada pelo governo para celebrar a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial. Ele chegou ao local sem utilizar máscara e passou a cumprimentar políticos e convidados com apertos de mão.

Cerca de 10 minutos depois de chegar, uma assessora lhe repassou álcool em gel e uma máscara, que ele passou a utilizar durante a cerimônia.

Um decreto publicado em abril pelo governo do Distrito Federal determina a obrigatoriedade do uso de máscara "em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais". O descumprimento acarreta uma multa de R$ 2 mil. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub chegou a ser multado por participar de uma manifestação sem o equipamento.

Outros ministros presentes no evento desta terça-feira estavam de máscara, como Walter Braga Netto (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo),André Mendonça (Justiça), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou de máscara, mas depois tirou.

O presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também participaram da cerimônia com máscaras.

Fonte: O Globo