29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Impeachment

Senado inicia julgamento do processo de impechment de Dilma

A- A+

O julgamento do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff começou nesta quinta-feira (25) no Senado. Julgada por crimes de responsabilidade, Dilma pode perder definitivamente o mandato de presidenta.

Os depoimentos das testemunhas estão previstos para acontecer nesta quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), mas se não houver tempo de escutar todos os arrolados, a primeira fase do julgamento pode ser estendida para o fim de semana.


Lewandowski indeferiu questões de ordem de Gleisi Hoffmann (PT/PR), Kátia Abreu (PMDB-TO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

10:25  Lewandowski pede que senadores ajam com responsabilidade, isenção e cortesia.

Com senadores sendo "verdadeiros juízes", ministro pede para que posições ideológicas, preferências políticas e inclinações pessoais fiquem de lado.

09:55

De acordo com a TV Senado, as oito testemunhas que irão depor estão isoladas em um hotel de Brasília e só sairão de lá na hora de seus depoimentos. Elas não podem falar umas com as outras e nem ter acesso a televisão, rádio, telefone e internet. 

09:35

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ao lado de Renan Calheiros, dá início à sessão do julgamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

09:22

 Publicou no Twiter do Senado Federal:

Entre 8 e 9 senadores dizem estar ainda indecisos sobre impeachment... 

09:14

Caso o impeachment de Dilma se consolide, o Brasil ficará sem vice-presidente da República. Isso porque, apesar de a Constituição Federal prever uma lista para a linha de sucessão da presidência, essa ordem vale apenas para casos de afastamento do chefe do Executivo em situações provisórias.

08:57  Primeira fase do julgamento ouvirá testemunhas de defesa e de acusação

Serão ouvidas duas testemunhas arroladas pela acusação e seis testemunhas arroladas pela defesa. Se não houver tempo de ouvir as quatro primeiras até a noite de hoje (25), os depoimentos de uma parte delas podem ser transferidos para esta sexta, fazendo com que a primeira fase do julgamento seja concluída somente no fim de semana.