14 de abril de 2021
Campo Grande 33º 19º

Sessão marcada por tumultos e agressão contra jornalista

O clima foi tenso durante a sessão ordinária na Câmara Municipal desta quinta-feira (5). Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) foram até a Casa de Leis se manifestarem contra a declaração do vereador Roberto Durães (PSC) na última terça-feira (3).

De acordo com a professora Elimar Cristina Tolentino nenhuma mulher é obrigada a ouvir esse tipo de comentário infeliz. “Foi uma declaração infeliz, em um momento em que nós estamos prestes a comemorar o dia das mães, nossas escolas da rede estão fazendo homenagens para as mães. Pedimos que o se a discussão é política que vá para o campo político, porque o que a mãe de uma pessoa tem a ver com a discussão, ainda mais no tom nojento em que foi usado”.

Professora Elimar

A professora fala ainda que o movimento feito na Câmara Municipal foi para pedir a cassação do vereador. “Os vereadores precisam ter respeito por esse espaço e pela população, nós mães, professoras e donas de casa estamos indignadas com o que foi falado aqui. Nós estamos fazendo uma representação contra esse vereador, ele não foi eleito pelo voto do povo, e viemos aqui representar as mulheres contra ele”.

No início da sessão desta quinta-feira (5) o vereador Durães se retratou e pediu desculpas pela ofensa à mãe do prefeito. “Quero que seja retirado da ata as minhas palavras, a questão era política e não tinha nada a ver com a mãe do prefeito, eu fiz um comentário infeliz”.

Sobre o pedido de desculpas do vereador, o presidente da Casa vereador João Rocha (PSDB), disse ser normal que isso aconteça, e desde que o vereador se retrate não há nada que a casa possa fazer não existe quebra de decoro.

“Eu conversei com o vereador no início dessa manhã e o vereador se manifestou completamente arrependido, segundo ele foi no calor da situação, até por questões pessoais do Executivo e Legislativo. No início da sessão ele foi até o microfone e pediu desculpas, e demostrou arrependimento, pedindo que fosse retirado da ata a fala dele, e esse é um direito que o regimento  da Casa permite, quando o vereador demostra arrependimento”.

Declaração polêmica do vereador

Na sessão de terça-feira (3) o vereador Roberto Durães usou o microfone para agredir a mãe do prefeito Alcides Bernal.

“Eu quero dar um recado ao prefeito. Eu conheço muito a senhora mãe dele, viu? Eu conheço demais aquela senhora mãe dele... como eu conheço, já que é uma corja, fala para mãe dele contar pra ele quem sou eu. Ainda mais no silêncio dos edredons”.

A confusão

Depois das declarações feitas pelo vereador, aproximadamente 200 pessoas ligadas ao prefeito foram para Casa de Leis pedir a cassação de Durães. Porém também estava na Câmara Municipal a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisem) Marcos Tabosa juntamente com alguns servidores fazendo reivindicações salariais.

No calor das discussões o presidente da Casa achou coerente encerrar a sessão. Neste momento o jornalista Elson Pinheiro transmitia matéria ao vivo para Difusora Pantanal quando foi agredido por um manifestante que estava junto com o ex-secretário e vereador cassado Paulo Pedra. No momento da agressão o trabalhador caiu sobre uma senhora que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel.

O radialista disse que revidou sim a agressão, mas que foi agredido primeiro. “Não teve briga, eu estava fazendo uma participação ao vivo pela rádio Difusora, quando alguém se ofendeu com o que eu disse para o apresentador da rádio. Eles me agrediram e eu não fiquei esperando, eu não conheço o cara, fui agredido e eu repliquei a agressão. Toda vez que eu for agredido por vagabundo vou responder sim a agressão.”

Para Elson a confusão foi a mando do prefeito. “O cara me empurrou, eu estava no ar com o microfone, e esbarrei em uma “dona”, que virou e me sentou a bolsa, e outro vagabundo mais outro safado a mando do prefeito, por que isso é armação, cambada de vagabundo que não tem o que fazer, funcionário nomeados, que deviam estar trabalhando, mas estavam aqui na Câmara agredindo jornalistas, repórteres e falando palavras de baixo calão para vereadores. Isso é uma baderna, essa é a verdadeira politica, dessa administração que está aí”.

 

 

 

Saiba como usar e descartar máscaras corretamente
Política
há 12 minutos

Saiba como usar e descartar máscaras corretamente

Projeto reduz disciplinas em exame da OAB e limita atuação dos advogados
Política
há 13 minutos

Projeto reduz disciplinas em exame da OAB e limita atuação dos advogados

Modelo gay explica relação com Arthur: "Me chamou para sair"
Variedades
há 13 minutos

Modelo gay explica relação com Arthur: "Me chamou para sair"

Marina Ruy Barbosa estaria passando temporada em fazenda de deputado federal
Variedades
há 13 minutos

Marina Ruy Barbosa estaria passando temporada em fazenda de deputado federal

Para garantir saúde de detentos, visitas em presídios de MS continuam suspensas
Geral
há 13 minutos

Para garantir saúde de detentos, visitas em presídios de MS continuam suspensas

Niterói monta barreiras sanitárias e causa engarrafamentos
Variedades
há 13 minutos

Niterói monta barreiras sanitárias e causa engarrafamentos