18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Política

Setembro Verde quer incentivar a doação de órgãos em MS

A- A+

Um dado preocupante: 70% das famílias de potenciais doadores dizem não para a doação de órgãos, por vários motivos. Enquanto uns alegam não saber a vontade do familiar outros desconhecem o processo e encaram a morte cerebral como uma possibilidade de retorno à vida. Para fazer frente à desinformação e conscientizar a população, acontece em MS entre os dias 21 e 27 de setembro a "Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos" tema da nova edição do Programa "Perspectiva". 

Thiago Frison conversou com o deputado estadual Renato Câmara (MDB), autor da Lei Estadual 5.410/19 que instituiu a campanha no calendário oficial de eventos do Estado. Além dele, também participou do programa a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET/MS) Claire Carmen Miozzo.

O parlamentar ressaltou o papel da campanha na divulgação da doação de órgãos e tecidos e num possível aumento do número de doadores. Claire, por sua vez, falou do trabalho da CET, em especial da abordagem com a família, que ocorre logo após o óbito. É nesse momento, bastante sensível, que as autorizações para a doação são obtidas.

O "Perspectiva" é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da operadora NET em Campo Grande e em Dourados. Também é possível conferir esse e outros programas já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.