27 de fevereiro de 2021
Campo Grande 32º 22º

Mapa virtual

Site mostra opinião de parlamentares de todo país sobre impeachment de Dilma

Acontece no próximo domingo (13) movimento nacional convocado pelo PSDB contra Presidente Dilma Rousseff (PT). Batizado de "Vem Pra Rua" por internautas, o movimento é similar aos que já aconteceram em 2015, e o objetivo é pressionar o Congresso para votação favorável ao impeachment da presidente.

Para dar apoio ao movimento, o site www.mapa.vemprarua.net criou o Mapa do Impeachment onde mostra voto de cada deputado federal e senador em todo país. Conforme descrição do site, o Mapa do Impeachment "é uma ferramenta criada por voluntários do Vem Pra Rua para mobilizar a sociedade civil em prol do status do impeachment da presidente Dilma Rousseff, deixando clara a posição dos parlamentares em Brasília sobre o assunto."

Ainda segundo os desenvolvedores do site, o Mapa "é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e cruzamento inédito de diversas fontes de dados públicos, entre elas a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o IBGE, o Registro.br, além do site de busca Google e das redes sociais Facebook,Twitter, Instagram e Youtube." Os parlamentares são classificados de acordo com sua opinião sobre o impeachment, da seguinte forma: favorável, indeciso e contrário. 

Segundo site, dos11 parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul, cinco são favoráveis ao impeachment. Carlos Marun, Geraldo Resende, ambos do PMDB, Elizeu Dionísio (PSDB), Tereza Cristina (PSB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Todos deputados federais.

Contrários ao impeachment estão os deputados federais Zeca do PT, Vander Loubet e Dagoberto Nogueira e senador Delcídio do Amaral (PT). E indecisos são os senadores do PMDB, Waldemir Moka e Simone Tebet.

No site, é possível saber o posicionamento de cada parlamentar, basta selecionar o Estado no mapa que aparece na primeira página ou escrever nome da cidade do parlamentar no campo de busca.