23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Política

SMS de Três Lagoas amplia e setoriza atendimentos na Upa e Unidades de saúde dos bairros

A- A+

As diversas frentes e setores de atendimento à saúde de Três Lagoas estão diariamente traçando todas as alternativas possíveis para não deixar de atender a população.

O aumento de casos de dengue e COVID-19 causou um remanejamento nas Unidades públicas de saúde, após o Hospital Auxiliadora interromper o atendimento das classificações azul e verde (baixo e médio risco) diante da superlotação.

Devido à falta de leitos de UTI da ala COVID no HA, a Secretaria Municipal de Saúde adequou a Unidade de Pronto Atendimento "UPA 24horas" para atender pacientes com sintomas causados pelo novo coronavírus, inclusive com leitos  próprios e respiradores.

EFEITO DOMINÓ

Porém, ao tentar desafogar a demanda do Hospital, foi a vez da UPA se encontrar com fluxo exagerado de pacientes com esta nova demanda. A SMS se antecipou e estendeu o horário de seis Unidades de saúde dos bairros para amenizar a situação na UPA.

Neste horário especial, das 17h às 21h, as Unidades estão atendendo apenas pessoas com sintomas de dengue e COVID, inclusive, casos confirmados como positivos.

Segundo a secretária da SMS, Elaine Fúrio, algumas destas unidades também já estão com quantidade de atendimentos além do esperado.

"Estamos com uma média diária de 160 pacientes em três unidades, apenas nestas quatro horas estendidas. Esta situação muito nos preocupa, exige cuidado de todas as partes e compreensão das pessoas diante da classificação de atendimentos", explicou.

Com estas novas medidas, a população ainda tem dúvidas em assimilar os atendimentos. Para isso, a SMS montou uma tabela para facilitar as informações na hora de ir ao médico, seja nas Unidades ou na UPA.

Atendimento na Upa 24h pacientes graves, casos de urgência e emergência, queimaduras, febre muita alta, convulsões, dores intensas no peito, falta de ar, picadura ou mordida de animais, torções, fraturas, acidentes domésticos,  vômitos e diarreias

Na Unidade de Saúde: das 7h as 17h, continua atendimento normal, com consultas para diversas patologias, aplicação de vacina, exames.

Nas unidades Saúde Na Hora (Interlagos, Paranapungá, Santa Rita, Vila Haro e Vila Piloto) todos os tipos de urgências, casos de dengue e COVID-19.

Unidades com horários estendidos das 17h às 21h (Maristela, Vila Alegre, São Carlos, Jardim Atenas, Vila Nova e Santa Luzia) apenas casos de dengue e COVID-19.