25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2022

SP: Haddad tem o dobro dos votos dos segundos colocados

Bolsonarista Tarcísio Freitas briga pelo 2º lugar com o tucano, Rodrigo Garcia; Lula e Bolsonaro estão empatados na Capital paulista

A- A+

A Pesquisa Genial/Quaest desta quinta-feira (11.ago.2022) mostra que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) tem o dobro da pontuação percentual dos segundos colocados que disputam o cargo de governor em São Paulo. O petista tem 34% dos votos. A íntegra.  

Logo atrás estão o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), empatados com 14%.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas presenciais de 5 a 8 de agosto de 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detém os números SP-02135/2022 e BR07655/2022 que confirmam o levantamento. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. Custou R$ 131.100,00 e foi paga pelo Banco Genial. A íntegra dos custos. 

Os demais candidatos juntos pontuaram em até 2%, percentual inferior à margem de erro. Os eleitores paulistas que disseram que votarão branco, nulo ou que não irão votar somam 19%. Os indecisos são 13%. O gráfico: 

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas presenciais de 5 a 8 de agosto de 2022. 

Caso se confirme a pesquisa nas urnas em 2 de outubro, Haddad vencerá no 1º turno em São Paulo. Apesar disso, a Quaest fez o levantamento de como seria o cenário num eventual 2º turno. Na mostra estimulada Haddad teria 44% dos votos, contra 31% de Tarcísio Freitas e 17% votariam branco, nulo ou disseram que não pretendem votar.

Não se pode comparar esse levantamento com a Quaest de 7 de julho, pois a mesma considerava o ex-governador Márcio França (PSB) como possível candidato ao governo. Na época, o pesedebista estava em 2º lugar, com 18%, mas França abriu mão do governo e em acordo com o PT decidiu por concorrer ao Senado. 

Para a vaga de Senador, segundo a Quaest, a liderança é de Márcio França. Ele está isolado com 29% dos votos. Em segundo lugar está o bolsonarista, Marcos Pontes, com 12% dos votos. Em 3º lugar está Janaina Paschoal, com 10% dos votos. A filha do condenado do mensalão, Roberto Jefferson, Cristiane Brasil, tem 3% dos votos. Aldo Rebelo tem 3%r e o professor HOC, 3%. Edson Aparecido e Ricardo Mellão ficaram com 1% cada. Tito Bellini não pontuou. 21% disseram que vão votar branco, nulo ou nem pretendem votar. 16% ainda estão indecisos para sobre a escolha do senador Paulista nas eleições 2022. O gráfico: 

Em São Paulo, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Segundo a Quaest, nesse levantamento, Lula ficou com 37% das intenções de votos. Bolsonaro está colado, com 35% das intenções de votos. Ciro Gomes (PDT), está em 3º lugar com 7%. Simone Tebet (MDB) conseguiu 3% dos votos na capital paulista. Vera Lúcia e Felipe D'ávila ficaram com 1% dos votos cada um. Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Roberto Jefferson, Eymael e Soraya Thronicke não pontuaram. 9% disseram que vão votar branco, nulo ou não pretendem votar. 6% estão indecisos. O gráfico:  

Caso ocorra um 2º turno nas eleições presidenciais de 2022, Lula (PT) teria 44% dos votos. Bolsonaro viria em 2º lugar, com 40% dos votos. Nesse ambiente, 13% votariam branco, nulo, ou não votariam. 3% estão ainda indecisos. O gráfico: