29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

CORONAVÍRUS

STF determina que Governo Federal reabra UTIs fechadas em meio ao avanço do vírus

Tribunal precisou intervir por estados abandonados pela gestão bolsonarista

A- A+

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber atendeu a um pedido de São Paulo, Maranhão e Bahia e determinou que o governo federal reative leitos de UTI fechados nos três estados em janeiro e fevereiro. Segundo ela, não é “cientificamente defensável” que o governo federal feche leitos num momento de alta nos casos da doença. Já o Ministério da Saúde considerou a ação dos estados “injusta e desnecessária”.

Em mais da metade dos estados brasileiros a ocupação de leitos de UTI já supera 80%, o que indica a iminência de um colapso com o aumento dos números de casos provocados por novas variantes.

A situação segue grave em todo o país. Pelo segundo dia seguido foi quebrado o recorde de maior média móvel de mortes em uma semana desde o início da pandemia, 1.208, com 755 óbitos ontem. Já são 255.018 mortos em um ano da doença. Doze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: PR, RS, SC, DF, MT, PA, TO, BA, CE, MA, PB, PI, RN. 

No revés, o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a situação, em especial a falta de leitos. “A saúde no Brasil sempre teve seus problemas”, disse ele no Facebook. Mais grave, na avaliação de Bolsonaro, é o fechamento do comércio com “desemprego em massa com consequências desastrosas para todo o Brasil”.

“Governadores e secretários de Saúde têm pedido ao ministro Eduardo Pazuello uma medida única para o país para frear o avanço da Covid-19. A resposta, porém, foi negativa. Representantes do Ministério da Saúde admitiram, em conversas privadas, que até veriam necessidade. Auxiliares do ministro, porém, já disseram que será impossível. Jair Bolsonaro não deixa.”, destacou a Folha.  

A postura de Bolsonaro ao longo de toda a pandemia se reflete na desarticulação do Ministério da Saúde e, ao mesmo tempo, no esgarçamento do pacto federativo, levando estados e municípios a buscarem formas descoordenadas de combater a Covid-19. 

Com os atrasos e confusões do Ministério da Saúde, que chegou a trocar lotes de vacinas para estados, entidades como a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) se organizam para formar um consórcio destinado a comprar vacinas diretamente dos laboratórios.

Já o Instituto Butantan informou que vai entregar mais 20 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde até o fim de março. Neste domingo, a instituição já havia fornecido 600 mil novas doses, que devem ser distribuídas a partir desta 2ª-feira (1.março).

*Fonte: Meio.