28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Lava Jato

STF suspende julgamento de competência de Moro para investigar ex-presidente Lula

A- A+

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (15) suspender o julgamento do recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona a competência do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, para presidir a investigação contra Lula e parentes dele.

Moro se tornou responsável pela investigações após decisão da Justiça de São Paulo que remeteu ao juiz federal o processo. Com isso, cabe a Moro a decisão sobre aceitar ou não denúncia contra Lula por fraude envolvendo compra de tríplex no Guarujá e também sobre a prisão preventiva do ex-presidente. 

A decisão do STF foi unânime. Segundo suprema corte, a decisão em relação à competência do julgamento do processo deverá ser tomada entre as justiças de São Paulo e Paraná.

Com a suspensão do julgamento do STF sobre a competência do processo contra Lula, o ex-presidente ganha ligeiro fôlego para conter a crise política na qual o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff praticamente se afundaram após divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral, que implica Lula na tentativa de calar o delator Nestor Cerveró e também no esquema de pagamento de propina para aprovação de mediadas provisórias no Congresso. Lula chegou em Brasília há pouco menos de uma hora pra reunião com a presidente Dilma onde ambos devem discutir nomeação do ex-presidente como ministro.