25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Política

Três Lagoas habilitará mais 10 leitos de UTI COVID-19

A- A+

A prefeitura de Três Lagoas vem trabalhando nas duas últimas semanas para a habilitação destas 10 Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora cuja implantação será imediata.

Em março de 2020 a Prefeitura Municipal de Três Lagoas recebeu 40 respiradores dos quais estão à disposição do Auxiliadora e, atualmente, estão sendo utilizados no Hospital, não necessariamente em UTI, mas no Pronto-Socorro e Enfermarias.

Segundo a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, para a abertura destes novos leitos serão necessárias aquisições de outros materiais e insumos tais como medicamentos, espaço físico e uma equipe capacitada.

"Quando falamos em abrir leito não é fácil; envolve muitas outras coisas como mais medicamentos sendo que estamos com eles escassos; espaço físico; equipe capacitada para isso e é claro recursos. Então tudo isso precisa ser planejado quando se fala em abrir leitos, lembrando que todo o Estado está esperando também por isso"; explicou a secretária.

O Governo Federal anteriormente chegou a bancar 30 habilitações de leitos de UTI, porém, atualmente, garante apenas 5.

Sendo assim Três Lagoas conta hoje com 20 leitos de UTI sendo eles: 5 leitos do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora; 5 leitos habilitados Ministério da Saúde e 10 leitos cofinanciados Município e Estado.

Nos próximos dias, com a implantação dos 10 novos leitos, a Cidade passará a ter 30 leitos de UTI no total.