MS Notícias

quarta, 08 de julho de 2020

RACISTA ASSUMIDO

Trump diz que vai designar antifascistas como 'organização terrorista'

Antifascismo é uma posição política e não uma entidade ou partido

Por: FOLHAPRESS01/06/2020 às 07:25
ComentarCompartilhar
Donald Trump dá entrevista coletiva a jornalistas na Casa BrancaDonald Trump dá entrevista coletiva a jornalistas na Casa BrancaFoto: Kevin Lamarque/Reuters

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (31) que pretende classificar antifascistas como uma organização terrorista. No entanto, o antifascismo é uma posição política, e não uma entidade ou partido.

"Os Estados Unidos vão designar ANTIFA como uma organização terrorista", escreveu Trump em uma rede social, citando a abreviação da palavra antifascita.Uma forte onda de protestos tomou o país após a morte de George Floyd, negro que foi sufocado ao ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco na última segunda-feira (25). Desde então, manifestantes pedem o fim do racismo e da brutalidade policial.

Trump lamentou a morte de Floyd, mas passou a ameaçar os manifestantes e a dizer que os protestos são conduzidos por radicais de esquerda, que querem usar a morte de Floyd para levar o caos ao país e impor suas demandas.

Trump assegura que não tem um osso racista em seu corpo. Mas, basta um mergulho em seu histórico, repleto de episódios controversos, para pôr em dúvida a anatomia do presidente.

Há 45 anos, durante o governo Nixon, o Departamento de Justiça processou o empresário, o pai Fred e a Trump Management por discriminação contra negros. A eles era negada a possibilidade de alugar apartamentos, sob a alegação de que não havia imóveis disponíveis.

Com várias vertentes e definições, o antifascismo tem como cerne o combate a regimes autoritários, geralmente ligados à ultradireita, que costumam defender o culto à personalidade e o racismo.

O maior exemplo do fascismo foi a ditadura de Benito Mussolini (1922-1943), que levou a Itália a lutar na Segunda Guerra ao lado da Alemanha nazista.O antifascimo também é relacionado a críticas ao poder de grandes corporações e das elites.Assim, muitas vezes é classificado como ultraesquerda, embora também tenha proximidade com o anarquismo, que defende sociedades sem governos.

Parte dos antifascistas defende abertamente o uso da violência, como a destruição de propriedades, como meio para chegar a mudanças. Não há, no entanto, uma entidade antifascista organizada, embora alguns grupos façam reuniões eventuais para coordenar ações.

Nos Estados Unidos, grupos antifascistas foram a atos da ultra-direita para impedir que fossem realizados, pois defendem que o discurso de ódio e a defesa do racismo devem ser combatidos. Eles também protestaram na posse de Donald Trump, em 2017.

Deixe seu Comentário

TV MS

22 de junho de 2020
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma