23 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Vander propõe a Reinaldo criação de região metropolitana de Campo Grande

A- A+

Ontem à tarde, o deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada federal de Mato grosso do Sul se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para apresentar uma proposta do seu mandato: a da criação da Região Metropolitana de Campo Grande. De acordo com o deputado, a criação da região teria efeitos positivos para a captação de investimentos federais e até mesmo para redução de custo de algumas tarifas públicas.

"As linhas de programas com alto valor de investimento do governo federal geralmente são destinadas às capitais e regiões metropolitanas. São programas voltados principalmente para infraestrutura e mobilidade urbana. Isso é bom para Campo Grande, mas é ruim para os municípios menores, que acabam ficando de fora dessas seleções."

Segundo deputado, a criação de uma região metropolitana permitiria a captação de recursos para beneficiar não apenas a Capital, mas também municípios que estejam num raio de 140 km.

Com isso, a população poderia ser beneficiada devido à redução de algumas tarifas de serviços públicos, como telefonia, por exemplo, já que ligações dentro da região deixariam de ser interurbanas e passariam a ser locais. Outro benefício imediato seria a redução do valor da tarifa do transporte coletivo, uma vez que as linhas dentro da região poderiam ser integradas.

Entre os municípios que poderiam se beneficiar da medida, estão Aquidauana, Anastácio, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Corguinho, Jaraguari, Bandeirantes e Camapuã. A região metropolitana é uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas. Atualmente no Brasil há 63 regiões metropolitanas. No Centro-Oeste existe a Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, formada por 20 municípios e a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, em Mato Grosso, composta por quatro municípios. Considera-se ainda como região metropolitana a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, que engloba não apenas o DF mas também 19 municípios de Goiás e três de Minas Gerais. As áreas metropolitanas geralmente são oficializadas por legislações locais (Lei Complementar). No caso de Mato Grosso do Sul, segundo Vander, a legislação estadual já prevê a criação de regiões metropolitanas. "Nosso Estado já têm as leis para essa finalidade. Falta um decreto do Governo do Estado que regulamente a legislação existente. E o Reinaldo se mostrou interessado, percebeu que a ideia tem potencial. Acredito que com esforço político é possível viabilizar esse projeto, importante para muitas cidades. E sendo viabilizado, poderemos pleitear novas linhas de recursos em Brasília e buscar os demais benefícios garantidos às regiões metropolitanas", concluiu o parlamentar.

Heloísa Lazarini