25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Vereador Eduardo Romero é selecionado para integrar rede nacional de líderes políticos

A- A+

O vereador Eduardo Romero (PTdoB) foi um dos 109 selecionados, entre 778 inscritos, para integrar o projeto Líderes RAPS (da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Organização Não Governamental formada por mulheres e homens, lideranças políticas de todo o País com perfil para contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e da política.

Para integrar a Rede, o candidato passa por um processo seletivo que envolve desde entrevista pessoal, currículo, análise do histórico de atuações, ética e que trabalhe com pluralidade ideológica sem colocar entendimentos e interesses pessoais acima da coletividade. Foram 778 inscritos de todo o país, destes, 337 para o Projeto ‘Líderes RAPS’, 247 para o Projeto ‘Empreendedores Cívicos’ e 194 inscritos para o Projeto ‘Jovens RAPS. Foram selecionados 109 participantes para os três projetos.

O projeto é formado por 45 líderes que atuam nacionalmente e também mantém intercâmbio com entidades internacionais. Nenhum integrante é remunerado por fazer parte da entidade

Os participantes passam por capacitações, discutem políticas públicas, trocam  informações sobre o que está funcionando em sua cidade ou estado. Cada líder vai buscar maneiras de implantar em seus mandatos/cargos um modelo de gestão transparente, participativo. Durante todo este processo como integrante da RAPS a entidade passa a ter um olhar ‘clínico’ sobre o mandato do parlamentar, que pode ser desligado da entidade caso perda o comprometimento de ética política.

“Gestão transparente, ações políticas de forma ética e alinhada aos valores da sustentabilidade. Estes são alguns dos valores da RAPS e que deveriam nortear toda a política, mas, infelizmente, somos informados diariamente sobre novos escândalos, novidades em escândalos antigos e o que mais impressiona é que parcela da sociedade já está se acostumando com este tipo de manchete. A mudança começa em cada pessoa, que distribui aprendizado e gentileza, compartilha boas ideias e o bom diálogo acontece para solução de conflitos”, diz o vereador.

De acordo com o calendário, o primeiro encontro de todos os líderes RAPS para apresentações vai ocorrer na primeira semana de março.