28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

CPI do Táxi

Vereadores aprovam relatório final da CPI do Táxi em Campo Grande

Apesar das constatações, comissão não apontou culpados pelas irregularidades. Também não houve pedido de intimação.

A- A+

Vereadores aprovaram nesta quinta-feira (21), durante sessão na câmara da capital sul-mato-grossense, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades na concessão de alvarás, a chamada CPI do Táxi.

Apesar da comissão constatar que todos os quase mil alvarás analisados têm algum tipo de irregularidade, os vereadores não apontaram culpados pelos problemas e também não fizeram pedido de intimação.

Por outro lado, o relatório com quase 80 páginas deverá ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e à prefeitura de Campo Grande para que tomem alguma providência.

"O Ministério Público Estadual, ele pode muito bem usar o nosso material como se fosse um inquérito e aproveitar pra tomar as decisões dele. Seja de fazer um acordo com a prefeitura pra regularizar ou até mesmo pedir a cassação e devolução desses alvarás", sugeriu o vereador Odilon de Oliveira (PDT).

Irregularidades

A principal irregularidade encontrada pelos parlamentares é a falta de documentação dos donos dos alvarás. Outro ponto que chamou a atenção é a concentração de concessões de táxi para algumas famílias. De acordo com a CPI, hoje a legislação limita a quinze o número de alvarás por pessoa.

"Nós temos uma família que concentra mais de cinqüenta alvarás. Campo Grande tem quatrocentos e nove e mais de dez por cento estão num núcleo de pai, mãe e filho. Nós temos outras famílias como pai, mãe e cunhado que somam trinta alvarás. Então, se você começar a somar esses núcleos, nós temos muito alvarás concentrados em poucas pessoas", explicou o vereador Vinícius Siqueira (DEM).

A CPI ainda apurou que o sistema responsável pelo controle de informações documentos do setor na capital sul-mato-grossense está desorganizado.

A CPI

Segundo a Câmara, o objetivo da CPI é investigar se as permissões de exploração do serviço de táxi (alvarás) foram corretamente destinadas e o motivo que levou a concentração de tantas autorizações sob determinadas pessoas e famílias.O sindicato que representa a categoria chegou a pedir a suspensão da CPI porque as investigações, segundo a entidade, investigação poderia provocar dano irreparável. O pedido foi negado pela Justiça.

Com quase oitenta páginas, o relatório final da comissão é resultado da análise de diversos documentos e depoimentos colhidos ao longo de oito meses de investigação.