28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Zeca do PT se reúne com ministro para buscar melhorias na Agricultura Familiar

A- A+

O deputado federal Zeca do PT se reuniu na tarde de hoje com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananinas, para tratar da reestruturação da reforma agrária e solicitar melhorias no tratamento da Agricultura Familiar. O encontro ocorreu em Brasília-DF, durante a primeira reunião do Núcleo Agrário dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Zeca é vice-coordenador.

Uma das principais pautas abordadas por Zeca, junto ao ministro, foi a necessidade da reforma administrativa no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), demanda apontada pelos servidores do instituto durante a campanha eleitoral ano passado.

 

"Hoje o Incra está esvaziado, sem funcionários para trabalhar porque não há concursos públicos. Servidores muitas vezes desmotivados por conta da falta de condições de trabalho e de valorização salarial. O Incra precisa de novos técnicos, advogados, de uma nova estrutura administrativa para que ele não morra e atenda seu objetivo, que é atender o assentados e quilombolas", avaliou Zeca do PT.

Outro assunto tratado na reunião com o ministro foi a necessidade da criação de novos assentamentos rurais. "Os Decretos que no final do ano passado desapropriaram 22 duas áreas (58 mil hectares), ainda não são suficientes para atender as demandas dos trabalhadores sem terra, que estão acampados a espera de chão para plantar, enquanto o latifúndio continua improdutivo", frisou o parlamentar.