19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Brasileiro fez gol pela Itália na Bulgária. Mas parou cidade em SC

A- A+

O atacante brasileiro Éder tem 28 anos, começou a carreira profissional no Criciúma, mas há dez anos deixou o Brasil para jogar futebol na Itália. Neste sábado, ele viveu o grande momento de sua carreira: estreou pela seleção italiana, entrou em campo no segundo tempo em jogo em Sofia, na Bulgária, marcou um gol nos minutos finais e salvou o país que agora representa de uma derrota. A grande festa por Éder, no entanto, foi muito longe de lá.

A cidade que parou foi a pequena Lauro Müller, em Santa Catarina, com seus pouco mais de 14 mil habitantes. A cidade-natal do atacante é onde a família ainda vive. E o pai dele, Elói Martins, 61, contou como foi ver de muito longe da Bulgária a excelente estreia do filho pela seleção italiana.

"A cidade Lauro Müller, em Santa Catarina, está em festa. A cidade inteira está em festa por ele. Eu tenho confiança nele, que se entrasse ele ia marcar, e graças a Deus ele fez o gol dele para deixar a marca no primeiro jogo com a seleção italiana. É muito importante e Lauro Müller está com ele. A cidade é pequena, de 14 mil habitantes. A cidade torce por ele", falou

Confira a entrevista com o pai do novo atacante da Itália:

Como foi o começo da carreira do Éder?
"O Éder começou no Criciúma aos 15 anos. Eu levei ele para o Criciúma e aqui no Brasil ele jogou dois anos, depois ele foi a Itália fazer um teste no Lecce, depois voltou para o Criciúma e logo em seguida veio o Empoli e comprou do Criciúma isso em 2005, o Lecce não entrou em acordo com o Criciúma aí o Empoli veio e comprou, o Éder foi para a Itália em Outubro de 2005 vai fazer este ano 10 anos de Itália."

Ele teve oportunidade sem ser o Criciúma para atuar no futebol brasileiro?
"Ele teve sim, mas na época ele era muito novo, tinha 18 anos, e aqui na região tinha olheiros do Lecce, da Fiorentina e do Empoli e logo em seguida ele foi para a Itália, na época o Atlético-PR estava interessado nele, só que o Empoli fez uma boa proposta para o Criciúma e aí ele assinou o contrato e foi para a Itália"

Ele tinha um sonho em jogar na seleção brasileira?
"Desde a hora que ele foi jogar na Itália ele sempre se deu bem lá, ele sempre gostou do futebol italiano que é um futebol pegador um futebol de muita correria, e ele é um jogador de muita velocidade então ele sempre gostou de jogar na Itália. Ele nunca falou em jogar pelo Brasil então isso aí ele nunca comentou e deixamos sempre ele decidir. Depois que ele saiu do Empoli ele foi jogar no Frosinone, depois ele voltou para o Empoli porque tinha ido emprestado depois ele foi para o Brescia, depois Cesena e está até agora no Sampdoria"

Como foi a relação dele pela convocação?
"Ele ficou muito feliz. Quem é que não fica feliz, ele está na Itália, está muito bem na Sampdoria todo mundo gosta dele, em todos os times que ele passou deixou a sua marca. Um guri de caráter, um guri muito bom. Não porque é meu filho, mas eu sempre ensinei ele que em primeiro lugar ele tem que ter caráter e ele ficou muito feliz pela primeira vez defender a seleção italiana um futebol que ele sempre gostou e gosta então isso aí é muito importante pra ele e pra nós que estávamos lá fomos a passeio e recebemos uma noticia dessa, não tem coisa melhor"

Ele falou algo antes do jogo contra a Bulgária?
"Não, não, o Éder não é disso. Ele só disse pra mim que ia fazer parte dos jogadores que iam pro jogo e que ia dar de tudo pra defender a camisa da Azzurra. Foi isso que a gente conversou. No domingo passado, dia 22, contra a Inter que ele fez o gol da vitória para a Sampdoria. Eu fui lá, quando o carro da federação italiana estava pegando ele, nós conversamos rápido ele falou: "tchau, pai, eu estou feliz por defender a seleção italiana""

Depois deste gol e o sucesso na Sampdoria além de quase 10 anos na Itália possa surgir um Milan, uma Inter de Milão, Juventus um grande da Itália?
"Olha eu acredito na Sampdoria, o time é muito bom, de respeito também na Itália. Eu penso que a Sampdoria também é um time de ponta e hoje ele está muito bem na Sampdoria. Um treinador muito bom. Um elenco muito bom, hoje ele pensa na Sampdoria é o time de coração dele. Isso aí é mais pra frente ele tem contrato com a Sampdoria até Julho de 2019. Ele é casado aqui com uma menina de Lauro Müller, casou aqui e está com a esposa lá, ele tem um menino de dois anos de idade"