29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Radical

Corumbá sedia Campeonato Mundial de Corrida de Aventura

A- A+

A cidade de Corumbá será sede do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura - AR World Championship/2015, programado para o mês de novembro. O evento foi apresentado esta semana aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Corumbá durante uma reunião na Fundação de Turismo do Pantanal pelo diretor da Liga Outdoor, empresário Pedro Guimarães, e pela Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, representada pelo Instituto Homem Pantanal (IHP), organizadores do evento.

A competição reunirá em sete dias, os 240 melhores atletas de aventura de 25 países, distribuídos em 120 equipes, em uma prova de 700 km, que envolve as modalidades esportivas de técnicas verticais, orientação, mountain bike, stand up puddle, canoagem e trekking. A premiação para a equipe vencedora é de U$ 75.000,00.

A prova terá início na Serra Amolar, na Baia Gaiva, cruzando pelo Porto São Pedro, Porto Rolon, Estrada Parque Pantanal, Albuquerque, até o Parque Marina Gatass, de onde os atletas irão remar em canoinhas rumo ao Porto Geral de Corumbá, linha de chegada do circuito.

Com um público estimado de 700 pessoas, entre staffs, imprensa, convidados e participantes, o evento proporcionará a exposição internacional do Pantanal de Corumbá, enquanto destino de esporte de aventura, para 41 países por meio de uma programação de quatro meses de mídia, direta e espontânea, e com a presença de 40 jornalistas internacionais na região durante a realização da competição, que irão noticiar diariamente as informações dos competidores, as peculiaridades da região, a estrutura e as belezas da cultura e natureza do Pantanal.

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, eventos como o AR World Championship, estimulam a criação e renovação de equipamentos estratégicos para o turismo, critério decisivo de competitividade no setor. “As competições esportivas, a exemplo do Pantanal Extremo, beneficiam a população local por meio do ‘legado’ de melhorias na infraestrutura urbana e incremento da economia local. Estamos de olho na diversificação das estratégias de captação de turistas e no uso do esporte a nosso favor”, afirmou.

Após a apresentação, os membros do Conselho Municipal de Turismo de Corumbá aprovaram o evento e já iniciaram a marcação de agendas de trabalho, por setores, para alinharem suas atividades em prol do sucesso da realização da competição.

O diálogo entre o trade turístico e a organização do evento será coordenado pela Fundação de Turismo do Pantanal e a primeira agenda de trabalho entre a organização da competição, o COMTUR/Corumbá e a Fundação, será com o Sistema “S” (Sebrae/Pantanal, Senac/Corumbá e Sesc/Corumbá), para debater as estratégias de capacitação da mão-de-obra, melhoria da estrutura do comércio local, captação de microempreendedores e outras variáveis para atender o evento.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Rede de Proteção, Conservação da Serra do Amolar, Instituto Homem Pantanal e com a corroboração de uma das 10 maiores atletas de corrida de aventura do mundo, Shube Guimarães.

A escolha do destino - O Pantanal, mais especificamente, o Pantanal de Corumbá, foi anunciado oficialmente destino sede do AR World Championship/2015, no ano de 2014 na cidade de Quito, no Equador.

A variedade de ambientes e a densa concentração de vida selvagem, a chancela de Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, a eleição como 4º melhor destino de observação da vida selvagem, a primeira colocação no ranking dos destinos mais lindos do mundo pelo Guia 4 Rodas, e por ter a maior e melhor infraestrutura turística do Pantanal,  tornou a região um dos principais destinos para a prática de esportes e turismo de aventura, fato que levou a organização do AR World Championship a eleger o Pantanal de Corumbá para sediar a competição mundial em 2015.