19 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Esportes

Curso on-line nesta segunda-feira discute o avanço das mulheres no esporte

A- A+

Campo Grande (MS) O sexto curso on-line da série Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola terá como tema "Entre edições as mulheres no/do esporte escrevem suas narrativas", nesta segunda-feira (10), às 16 horas. A videoaula, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será transmitida ao vivo no canal oficial da Fundação no YouTube.

A live terá duas convidadas especiais: Isabel Marques Swan, atleta olímpica de vela, medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim-2008 e membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB); e a paratleta sul-mato-grossense Gabriela Mendonça Ferreira, revelada em projeto social apoiado pela Fundesporte em Campo Grande, medalhista de ouro (salto em distância) e bronze (100 metros) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019. A mediadora será a professora Fabiane de Oliveira Macedo.

O objetivo da videoaula é evidenciar o aumento significativo das mulheres em manifestações esportivas e tensionar as questões sobre suas condições de inserção e permanência. "A live vai oferecer uma crítica reflexiva nos avanços e nas conquistas que atletas tiveram ao longo de suas histórias. Por isso trouxemos duas atletas de destaque, Isabel e Gabriela, para falarem sobre os elementos dos esportes integrados às suas histórias de vida", destaca Fabiane Macedo.

A discussão on-line é direcionada a profissionais de Educação Física, especialmente os selecionados pelo Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) Treinamento Desportivo e projetos vinculados, que atuam com alunos-atletas nas instituições da Rede Estadual de Ensino (REE).

Em 2021, mais de 500 professores integram o Prodesc, programa desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esporte da Secretaria de Estado de Esporte (SED). O treinamento desportivo é oferecido a cerca de 20 mil crianças e jovens em escolas de 62 municípios. Com a pandemia e suspensão do ensino presencial, as aulas ocorrem de forma remota.

Sobre a série de cursos

Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola é uma série que abrange oito cursos on-line, sempre às segundas-feiras, às 16 horas, no canal oficial da Fundesporte no YouTube. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 5 de abril e segue até 24 de maio.

A série de capacitação profissional aborda ferramentas aplicáveis ao treinamento à distância por meio de aulas virtuais; planejamento básico de treinos; avaliação física para os esportes escolares; técnicas para obtenção de apoio e patrocínio; os desafios da prática desportiva durante a pandemia da Covid-19; organização de competições na escola; e o assédio e demais manifestações de violência no âmbito estudantil-esportivo.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.

Lucas Castro Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por: Lucas Castro