18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Carnaval

Diretoria do Hospital do Câncer prestigiou desfile temático em Corumbá

A- A+

Em 2013, no Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), centenas de mulheres de Mato Grosso do Sul e outros estados postaram nas mídias sociais fotos de seu próprio perfil com lenços rosa amarrados na cabeça raspada. 

Era uma campanha desencadeada pela artista plástica corumbaense Rosa Mavignier, então com 63 anos, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos. 

Ela estava na sala de espera do Hospital do Câncer de Barretos (SP) para a sessão de quimioterapia contra tumores ginecológicos diagnosticado naquele ano. De cabeça raspada, arrancou o lenço da cabeça e entregou-o a uma das pacientes, não sem antes encorajá-las e incentivá-las a enfrentarem a doença com dignidade.

Nascia ali a campanha “Lenços Solidários”, hoje com milhares de adesões em todo País e simbolizada pela distribuição de lenços cor-de-rosa, cor do primeiro que Rosa doou em Barretos.

Na segunda-feira passada Rosa Mavignier foi um dos destaques da Escola de Samba Imperatriz Corumbaense, do grupo de acesso do carnaval corumbaense. Ela encarnava com animação e dignidade o mais que sugestivo enredo: “Com Amor, Dedicação e o Coração a Prevenção é a Melhor Opção”. 

Nem mesmo a forte chuva que danificou fantasias e carros alegóricos tirou a empolgação de Rosa e dos cerca de 600 integrantes da escola. O Hospital do Câncer de Barretos, ícone nacional do sucesso da Medicina e do valor da mobilização contra a doença, caprichou no prestígio ao desfile da Imperatriz.

Além da presença dos diretores, o carro abre-alas trazia uma imagem do médico Paulo Prata, fundador do estabelecimento. Médicos e funcionários do Serviço de Oncologia da Santa Casa, de Corumbá; mestre-sala, porta-bandeira, passistas e ritmistas com as alegorias representavam tudo que se relaciona ao câncer e ao seu tratamento, desde a hemoglobina (a cor vermelha predominou na bateria) aos infalíveis lenços rosa.

À passagem da escola, o publico aplaudia, com entusiasmo, e com certeza alimentava a expectativa de doentes e do Hospital do Câncer no socorro da sociedade e dos poderes públicos a uma instituição que trata pessoas de todo o País sem cobrar um tostão e por isso acumula compromissos e dívidas, mas mantém sua missão.

A campanha iniciada por Rosa e sua família gerou muitos frutos. Em municípios de diversos estados brasileiros as prefeituras e a sociedade civil organizam mobilizações de conscientização, especialmente nas datas mais marcantes: o Dia Nacional do Câncer, a 27 de novembro, e o Outubro Rosa. 

Expressivos segmentos sociais e econômicos, como a Rede Comper, estão integrados às campanhas. A distribuição de lenços cor-de-rosa que Rosa começou em Barretos já é hoje em todo Brasil um sinalizador de solidariedade e de consciência preventiva para que a doença seja enfrentada com dignidade e esperança.