28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Competição

Emoção toma conta da premiação da Olimpíada do Conhecimento

A- A+

Eram 17 jovens na expectativa. A Olimpíada do conhecimento, maior competição de ensino profissionalizante das américas revelou hoje, no Centro de Exposições Albano Franco o aluno que vai representar o Brasil na WordSkills 2017 em Dubai, na modalidade de instalação elétrica predial. Paulo Sérgio de Medeiros Junior, de São Paulo, capital,  foi o competidor que alcançou a maior pontuação nas provas e ficou em primeiro lugar. As lágrimas foram inevitáveis.

“Emoção pura”, revela ele. “Valeu a pena cada minuto, cada dificuldade vencida”. Para os demais competidores, ele deixa um recado: “Todo mundo está de parabéns, todos se dedicaram e trabalharam em conjunto, apesar do cansaço, das etapas, algumas bastante complicadas, foi uma experiência fantástica que os competidores vão levar para a vida toda”, conclui. 

Matheus de Freitas Oliveira, de Minas Gerais ficou em segundo lugar no pódio e afirma que o resultado foi muito satisfatório. “Foram dois anos de treinamento. Comecei com a etapa escolar, depois a estadual e agora a nacional. As provas mudaram bastante este ano, mas todos estão de parabéns pelo empenho e dedicação”, afirma. 

Para João Paulo Moreira Reis, competidor do Distrito Federal, a nova modalidade de prova confundiu um pouco. “A maioria conseguiu executar a prova até o final, quem não conseguiu também fez um bom trabalho e estou orgulhoso de ter participado, é uma atividade de superação”, conta ele. 

Para competidor de Mato Grosso do Sul, Hugo Cezar Sales de Souza, o aprendizado foi o que mais marcou durante os dias de competição. "valeu pela experiência, pelo trabalho em equipe e por tudo o que eu aprendi nestes quatro dias de prova”, afirma. 

Para Jesner Escandolhero, diretor-regional do Senai MS, o evento foi um sucesso. “Foi uma semana de muito empenho e dedicação, tanto da organização quanto da equipe de competidores. O nível dos meninos é muito bom. Nós avaliamos um resultado muito positivo, e estamos orgulhosos de sabermos que daqui sairá um representante do Brasil para a WorldSkills, em Dubai’. 

O Coordenador da Olimpíada do Conhecimento de Mato Grosso do Sul, Roger Benites, avalia como ótima a atuação de toda a equipe. “O Estado do Mato Grosso do Sul sediando um evento como a Olimpíada do Conhecimento foi excelente. A feira como um todo, a exposição, a visitação das escolas, o público que veio, tudo isso despertou bastante interesse no dia-a-dia da profissão. Os competidores se dedicaram bastante. Nós não estamos só ensinando, mas aprendemos muito com eles também”. 

Evento

A Olimpíada do Conhecimento – etapa Mato Grosso do Sul aconteceu de 08 a 12/08, no Albano Franco, em Campo Grande. Neste período, 17 competidores, cada um representando seu estado, trabalharam na realização de instalações elétricas prediais, sendo que cada dia executaram uma nova tarefa na profissão, os resultados sendo acompanhados pelos avaliadores. O ganhador irá representar o Brasil na WorldSkills em Dubai, que reúne os melhores alunos de mais de 60 países dos quatro cantos do planeta, na disputa por medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço, dentro de padrões internacionais de qualidade. 

Em Campo Grande, o primeiro lugar ficou com Paulo Sérgio de Medeiros Junior, competidor de São Paulo. Já o segundo e terceiro lugar, respectivamente ficaram com Matheus de Freitas Oliveira de Minas Gerais e Felipe Alves da Fonseca, de Rio Grande do Norte. (Com Assessoria)