28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

Entidades iniciam discussão sobre realização do Dia do Desafio

A- A+

Aconteceu hoje (05) o primeiro encontro para as discussões sobre o Dia do Desafio 2015 quando foi discutida a apresentação da proposta de desafio firmado a partir da competição saudável entre cidades. A reunião, que aconteceu no auditório do Sesc/MS Horto, contou com a presença de representantes de secretarias e fundações municipais e estaduais e empresas privadas. O dia do desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio e neste ano será dia 27.

O Dia do Desafio propõe que todas as pessoas parem suas atividades rotineiras pelo menos em 15 minutos e façam alguma atividade física diariamente, fotografem ou filmem e encaminhem ao e-mail diadodesafiocampogrande@sescms.com.br para a contagem dos participantes. De acordo com o representante do Sesc/MS, Luiz Mazzali, o e-mail só estará disponível a partir da meia noite do dia 27. “Para que os resultados e fotos sejam fidedignos o e-mail só estará ativo no Dia do Desafio”.

O sorteio com o nome da cidade que vai concorrer com Campo Grande só será realizado dia 10 de maio. Mazzali destacou que acredita no potencial dos eventos esportivos e de dos parceiros. “Vamos fomentar a população a praticar atividade física e esportiva para sermos novamente vencedores, ganhando da cidade concorrente e garantindo mais saúde a nossos cidadãos”.

Em Campo Grande, a coordenação do Dia do Desafio é realizada pelo SESC MS junto com a Fundação Municipal de Esporte. Nesta primeira reunião a pauta foi focada na apresentação e discussão de propostas. A partir daí, cada representante encaminhará as ações que serão desenvolvidas em suas corporações ou empresas para que todos saibam quais locais terão atividades.

Para o diretor da Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota (Madrugada) quem ganha com o Dia do Desafio é a população por ampliar e desenvolver uma boa qualidade de vida. “É importante colocar no dia a dia das pessoas os exercícios físicos. Os resultados serão vistos na melhoria da saúde”, esclareceu.

De acordo com o site MS Esporte Clube, para a coordenadora das atividades pela Funesp, Carolina Salles, os parques e projetos da Prefeitura terão grande importância neste resultado. Carolina salienta que atualmente, os projetos desenvolvidos pela Funesp atendem as setes regiões da Capital com atividades esportivas de iniciação, rendimento e lazer, além das atividades físicas como o Projeto Movimente-se que atende cerca de 30 mil pessoas por mês.

“Vamos mobilizar todos os professores, alunos, familiares e amigos a participar destes 15 minutos e plantar um sementinha em quem ainda não realiza nenhuma atividade”.

Histórico 

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa (Trin amp;amp; Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos. Campo Grande está em seu terceiro ano consecutivo de participação, sendo que já ganhou dois anos consecutivos. O principal objetivo deste dia é o bem-estar físico.