24 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 21º

FUTEBOL ESTADUAL

Partida com sete gols: Águia bate Operário no Morenão; União/ABC goleia

União/ABC viajou mais de 300 quilômetros para golear o Três Lagoas

A- A+
Doze. Este foi o total de gols marcados nas duas partidas do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A 2021 realizadas na tarde desta quarta-feira (17). Em duelo eletrizante na capital, o Águia Negra bateu o Operário por 4 a 3 e o União/ABC viajou mais de 300 quilômetros para golear o Três Lagoas por 4 a 1. A competição tem como principal apoiador o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Nenhuma das quatro equipes em campo havia vencido ainda no Estadual deste ano. E um detalhe: o ataque desses clubes, somados, marcou apenas cinco gols (gols pró - GP) antes de a bola rolar. Ao todo, 24 gols haviam sido assinalados por todos os 10 times na competição, em 11 partidas. O poderio ofensivo nesta quarta-feira (17) pode ser evidenciado pelo fato de que em apenas dois jogos as equipes conseguiram chegar a 50% (12) dos tentos feitos até então.

Chuva (literalmente), sim. De gols, também

Não faltou emoção no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), em Campo Grande, em meio ao tempo nublado e fresco pós-chuva. A partida atrasada do grupo A entre Operário e Águia, válida pela segunda rodada, foi acirrada do começo ao fim. Os visitantes conseguiram o gol da vitória já no final do confronto, nos acréscimos.

A equipe de Rio Brilhante saiu na frente, aos 31 minutos do primeiro tempo, com gol de Guilherme. Vitinho, aos 43', igualou para o Operário antes da parada para o intervalo. Logo no início da segunda etapa, no minuto 6, Felipinho recolocou o Águia na dianteira do placar. Em cobrança de pênalti, Guilherme assinalou seu segundo tento, aos 16 minutos, ampliando a vantagem (3 a 1).

Com a entrada de Vinícius Macedo, o Galo passou a se impor no confronto e chegou ao empate (3 a 3). O atacante balançou as redes duas vezes, aos 30 e aos 41 minutos. O "balde de água fria" na reação operariana, em busca da virada, veio cinco minutos depois (46'). Em contra-ataque, Mário Lucio ficou cara a cara com o goleiro, driblou-o e empurrou para o gol, garantindo a primeira vitória do Rubro-Negro.

Somados mais três pontos, o Águia Negra chegou a cinco e alcançou a segunda posição do grupo A, atrás apenas do Dourados, único time com 100% de aproveitamento. Já o Operário permanece na lanterna, sem pontuar e com um jogo a menos.

Quem também triunfou pela primeira vez na competição foi o União/ABC. Nem o tempo chuvoso nesta quarta (17) foi capaz de segurar o ímpeto da equipe campo-grandense na capital do Bolsão. E a primeira vitória não poderia ter sido melhor: goleada por 4 a 1, fora de casa, sem correr grandes riscos. O confronto diante do Três Lagoas, no Estádio Benedito Soares Mota (Madrugadão), foi válido pela terceira rodada, pelo grupo B.

O Tricolor da capital praticamente resolveu a partida no primeiro tempo, abrindo três gols de vantagem. O experiente Agnaldo assinalou os dois primeiros (15' e 33') e Felipe Bertuol dilatou o marcador, aos 41 minutos. Na etapa complementar, o Três Lagoas chegou a diminuir com Douglas Henrique, esboçou reação, mas não conseguiu transformá-la em gols. A goleada do União/ABC foi decretada por Igor Nery, que balançou a rede já nos acréscimos, aos 49'.

A agremiação de Campo Grande, ainda invicta no campeonato, aparece na segunda colocação do grupo B, com cinco pontos e três partidas disputadas. O Três Lagoas, por sua vez, ainda não pontuou em dois jogos e está na lanterna.

Com os resultados desta quarta (17), confira abaixo a classificação momentânea da primeira fase:

Grupo A

Classificação P J V E D GP GC SG
1 Dourados AC 9 3 3 0 0 6 1 5
2 EC Águia Negra 5 3 1 2 0 6 5 1
3 Aquidauanense FC 4 3 1 1 1 2 2 0
4 Novo FC 1 3 0 1 2 1 5 -4
5 Operário FC 0 2 0 0 2 4 6 -2

Grupo B

Classificação P J V E D GP GC SG
1 Costa Rica EC 7 3 2 1 0 7 1 6
2 CE União/ABC 5 3 1 2 0 6 3 3
3 EC Comercial 2 2 0 2 0 2 2 0
4 SER Chapadão 1 2 0 1 1 1 4 -3
5 Três Lagoas SC 0 2 0 0 2 1 7 -6

Lucas Castro Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)