28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Esportes

Fundesporte realiza live em homenagem aos 50 anos do curso de Educação Física da UFMS

A- A+

Campo Grande (MS) A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realiza, na segunda-feira (12), às 18h30, transmissão ao vivo em homenagem ao Jubileu de Ouro do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), isto é, comemoração de 50 anos da formação da primeira turma. A live vai acontecer na página oficial da Fundação no Facebook.

Participam do encontro comemorativo ex-professores da turma inicial, como Eurdes Carlos Garcia e João Batista Ferreira, além de ex-alunos, como Cid Camargo do Nascimento e Maria Conceição Gomes Ortiz. Também integram o evento on-line o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, egresso da classe de 1985-87, e o atual coordenador do curso, Marcelo Victor da Rosa.

A origem do Departamento de Educação Física deu-se em 27 de fevereiro de 1971, quando fundado na condição de Centro de Educação Física e Desportos (CED), na então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Na época, a divisão geopolítica do estado ainda não havia sido consolidada. A instituição de ensino superior público só passou a se chamar UFMS com sua federalização em julho de 1979. A primeira aula do curso de Educação Física foi ministrada no dia 12 de abril do mesmo ano.

Entrada do Departamento de Educação Física da UFMS. (Foto: Reprodução/Google)

O atual diretor-executivo da Fundesporte, professor Silvio Lobo Filho, teve papel fundamental na história do curso e será o mediador da live. Acadêmico da primeira turma, de 1971 a 1974, também foi docente da graduação por 36 anos ininterruptos (1975 a 2011). Segundo ele, o esporte sul-mato-grossense deve muito à Educação Física da Federal. "Foi um marco para o esporte no estado de Mato Grosso uno e, posteriormente, Mato Grosso do Sul. Pode-se dizer que existe uma história do esporte estadual antes e depois da universidade".

"Todos os eventos esportivos de Campo Grande eram estruturados, organizados, executados e arbitrados pela equipe de acadêmicos da UEMT à época. Então, foi de um enriquecimento teórico-prático extraordinário, porque atuávamos em todas modalidades esportivas", relembra Filho.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, o encontro virtual é a oportunidade de reunir os protagonistas da história da Educação Física no estado, além de servir como inspiração para os atuais e futuros alunos. "É importante que a história seja resgatada, que a gente consiga mantê-la viva e também mostrar às pessoas a gratidão que temos pelo que esses desbravadores, há 50 anos, construíram, mesmo com todas as dificuldades. Não há como falar do esporte em Mato Grosso do Sul sem mencionar o curso de Educação Física da UFMS".

Lucas Castro Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por: Lucas Castro