28 de junho de 2022
Campo Grande 28º 17º

ESPORTES

Governo abre edital esportivo universitário de R$ 1 milhão

Certame fica aberto por um mês

A- A+

O  Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (1º.jun.22) um edital  de chamamento público para apioar apoiar instituições de ensino superior (IES) no treinamento esportivo universitário. Eis a íntegra.  

De acordo com o certame da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o aporte financeiro total é R$ 1 milhão, que deve ser divido entre 10 instituições.

Segundo a Fundesporte, as interessadas precisam estar vinculadas à Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (Fuems).

O recurso é proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS). As entidades interessadas devem enviar propostas até 1º de julho. Os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital. 

A aplicação do recurso deverá visar o alto rendimento, melhorando o desempenho técnico dos atletas-universitários e, consequentemente, fortalecendo a representação de Mato Grosso do Sul nas competições nacionais do segmento, em especial os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). 

“Fortalecer o esporte universitário é dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido no âmbito escolar em Mato Grosso do Sul'', declara o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Grandes atletas sul-mato-grossenses foram descobertos enquanto ainda estavam na escola, então o investimento no desporto universitário nada mais é do que a manutenção desses talentos”, continua.

O valor é destinado para o uso ao longo de 12 meses, e será dividido de acordo com a colocação das instituições de acordo com a tabela de pontuações. Os pontos são somados de acordo com a adequação das organizações nos quesitos capacidade operacional, adequação ao valor do teto de gastos, atletas com um bom rendimento, entre outros.