18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Saúde

Pessoas de meia idade são adeptos da corrida para serem mais saudáveis

Adolescente e jovens preferem a musculação, pois o foco é estética

A- A+

A busca pelo corpo perfeito já não é mais uma busca das pessoas de meia idade. É claro que existem as exceções, porém o público que procura praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, está em busca de saúde e atinge o público de pessoas com mais de 30 anos.

Segundo o personal trainer Marcio Sampaio Ocampos, CREF 2297, os adolescentes estão mais preocupados com a aparência e se preocupam com a estética corporal, praticando a musculação, já as pessoas de meia idade procuram praticar também exercícios aeróbicos, como a corrida, para melhorar o condicionamento cardiovascular e a saúde de um modo geral.

“Na academia, fazemos corrida na esteira de cinco ou seis quilômetros, já aqui no Parque dos Poderes, viemos todos os sábados e corremos por volta de oito a dez quilômetros, mas as pessoas que vem praticar corrida já tem um pouco de experiência, pois aqui o impacto e a dificuldade são maiores”, explica Ocampos.

O personal trainer ainda fala que a corrida além fazer bem para a saúde e bem estar proporciona momentos de interação das pessoas, faz bem para a cabeça e flui de forma natural. “O grupo que vem para a corrida aos sábados tem em média 12 pessoas e isso faz com que haja interação entre elas, uma ajuda a outra, elas se distraem, além do ar puro que este lugar nos oferece, enfim fazer corrida faz bem em todos os sentidos”, disse.

O médico Márcio Antônio Belini, de 39 anos, disse que pratica corrida há um ano e meio e começou a praticar exercícios físicos por incentivo da mulher e também por estar com o colesterol alto. “Hoje pratico corrida, musculação e pilates para melhorar a saúde, pois estava com o colesterol muito alto e essa prática já tem ajudado porque os índices do colesterol já baixaram e também melhorou o condicionamento e humor”, afirma Belini.


Encontramos também praticando corrida no Parque dos Poderes o deputado federal Vander Loubet (PT), que disse fazer o exercício todos os dias, desde o término da campanha. “Pratico corrida diariamente por recomendação médica e já perdi 12 quilos em 120 dias. Eu corro oito quilômetros por dia e as melhoras a gente percebe nos últimos exames, pois as taxas voltaram a se normalizar, e eu recomendo, exercício é a melhor coisa que tem”, explica.

O deputados também falou que está muito satisfeito com os resultados que tem obtido com esta prática. “Estou muito animado, pois melhora o condicionamento físico, o humor, a alto estima e o visual. Onde eu estiver, em Brasília, aqui em Campo Grande, ou em algum hotel eu corro uma hora por dia, e já não sinto mais dores na coluna, mas também mudei a minha alimentação, diminuindo as quantidades de porções, principalmente de carboidratos, e durante 30 dias eu diminui bastante essa questão da alimentação, mas agora já está normalizada com uma alimentação de 1500 calorias diárias”, finalizou.