18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Ação

Primeiro dia do programa Amigos do Parque coloca em prática lei antiga

"Passaram centenas de pessoas"

A- A+

Atividades esportivas, de lazer, de cuidado com a saúde, apresentações culturais, música e muita animação marcaram, neste sábado (22), a primeira manhã do programa Amigos do Parque. Pela primeira vez, um percurso de 4,1km, no Parque dos Poderes, foi fechado para a prática de atividades físicas e de recreação.

Desde as 7h, corredores e ciclistas percorriam o trecho entre a Avenida do Poeta (entrada Afonso Pena) e Desembargador Nunes da Cunhya (entrada Mato Grosso), com tranquilidade e segurança. Resultado do atendimento a uma reivindicação antiga.

A iniciativa foi recebida com alegria pelos frequentadores.

PARCEIROS

Foto: Divulgação/Assessoria 
 

Além das atividades espontâneas, de iniciativa da comunidade como corridas, caminhadas e passeios de bicicleta, para marcar o lançamento do Programa, a Fundesporte, em parceria com universidades e federações preparou uma programação especial. Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco levaram o projeto do Laboratório de Avaliação Física. “A gente avalia como estão o corpo e a saúde física dos nossos clientes; a gente sabe a massa magra, a gordura, o IMC para dar uma referência e incentivar a prática de exercícios físicos. Participar do evento foi muito legal, foi produtivo. É uma iniciativa muito boa”, disse Ingrid Clavico, acadêmica do 4º semestre de Educação Física

APRESENTAÇÕES

A programação ainda teve muita música e dança. A abertura foi com o grupo Kariyushi Taiko da Associação Okinawa que fez uma apresentação de taiko, uma dança para representar e divulgar a cultura japonesa, de Okinawa.

Depois, foi a vez de a professora Thayane Martins animar a galera com uma aula de zumba. Com ritmos brasileiros, ela comandou coreografias de hits do momento. Thayane faz parte do Esquadrão Z, um projeto que reúne professores de zumba de todo Estado com o objetivo de difundir a modalidade, aumentando o número de praticantes.

Um pocket-show de Regina Bombom fechou a programação. A cantora interpretou sucessos do sertanejo, funk e axé e colocou todos para dançar.

Programa permanente, a ideia do Amigos do Paque é, além de disponibilizar o espaço para a população, fazer ações esporádicas, como a deste sábado, firmar mais parcerias e aprimorar a estrutura. A ciclovia, prevista na lei de criação, está sendo projetada e, em breve será realidade. A intenção é recapear a via para melhorar a qualidade da pista.

Centenas de pessoas passaram pelo Parque dos Poderes, na primeira manhã do Amigos do Parque.

O programa é uma política de Estado, fruto da lei nº 4682/2015, regulamentada pelo poder público. O objetivo é incentivar a prática de atividades físico-esportivas, de recreação e o turismo em contato com a natureza. A execução é responsabilidade do Governo do Estado.

O Amigos do Parque é realizado pela Fundesporte em conjunto com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Detran/MS, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, Prefeitura do Parque e entidades governamentais e não-governamentais. (Com assessoria).