25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

COPA AMÉRICA

Torneio começou domingo (13.jun.2021) e já registra 41 positivos para Covid-19

Casos foram registrados em Brasília, com 31 integrantes diretos e outros 10 trabalhadores do evento

A- A+

Ainda que o Brasil passe por um dos piores momentos da pandemia, a Copa América começou ontem (13.jun.2021) e, apesar da vitória da seleção em cima da Venezuela - por três a zero - o país já começa a registrar amargos números no que diz respeito à casos de Covid dentro da competição.

Informações apuradas pelo colunista do portal UOL, Danilo Lavieri, apontam que o Ministério da Saúde confirmou ao blog que já foram registrados 41 casos positivos, de pessoas ligadas à competição. Por nota a pasta informou que, desse total, 31 são de atletas ou pessoal de comissão técnica, enquanto os outros 10 até o momento são de trabalhadores contratados.

Várias cidades recebem os jogos, mas o Ministério da Saúde informou que todos os infectados foram registrados em Brasília. Já sofrendo derrota para a seleção brasileira, a Venezuela foi a mais afetada pelo vírus até o momento, em um nível tão crítico que a inscrição de novos atletas foi permitida pela Conmebol.

Também Bolívia, Peru e Colômbia têm seus infectados registrados. Vale lembrar que, tanto a Conmebol quanto o próprio Ministério da Saúde garantiram que - para a realização do evento - todos que estivessem disputando a competição seriam vacinados, o que não aconteceu.

Segundo a agência de notícias Folhapress, o próprio responsável pela pasta da Saúde, o ministro Marcelo Queiroga, ressaltou que os atletas não seriam obrigados a tomar vacina para disputar o campeonato, dizendo que a aplicação do imunizante naquele momento não causaria a imunidade até o início da competição.

Antes mesmo da abertura da Copa América, o torneio teve de ser remanejado por diversos países, sendo recusado por Argentina e Colômbia.

Quase mil pessoas (928) morreram só hoje (14.jun.2021) em decorrência do coronavírus no Brasil e o país está cada vez mais próximo da marca de 500 mil óbitos - 488.404 até o momento -. Há quatro dias em solo brasileiro a média móvel segue acima de 1900 mortes.

Na última 2ª feira (07.jun.2021), o Ministério da Saúde divulgou informações sobre os protocolos de segurança adotados para a realização dessa Copa e, pelas regras, os jogadores deverão ser testados a cada 48 horas. Eles estão proibidos de sair do hotel, a não ser para os treinos ou questões de saúde.

Esse protocolo está dividido em fases: viagem, hospedagem, testagem, treinos, jogos e retorno das equipes aos países de origem. A pasta informou que as equipes usarão voos fretados e ônibus individuais, que devem ser higienizados antes e depois de usados.

Caso os jogadores precisem de atendimento médico, eles devem ser encaminhados para hospitais privados e Queiroga garantiu que os atletas não irão utilizar o Sistema Único de Saúde, nem para os testes RT-PCR. 

** (Com informações Agência Folhapress e blog Danilo Lavieri)