MS Notícias

CIÊNCIA

Universidades brasileiras identificam drogas capazes de tratar covid-19

Os pesquisadores da USP e da UFMG já publicaram a primeira versão do artigo.

ThisisEngeneering RAEng/Unsplash

Cientistas de duas universidades brasileiras descobriram que quatro drogas tem potencial de inibição da infecção pelo novo coronavírus. A equipe formada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), publicaram a primeira versão do artigo produzido no bioRxiv.

Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em culturas de células vivas) e in silico (por simulação de computador), em 65 compostos químicos já conhecidos e geralmente utilizados com outras finalidades que poderiam ser explorados no tratamento da Covid-19.

As análises, indicaram que o Brequinar e o Acetato de abiraterona demonstraram ter “atividade antiviral potente e seletiva” contra o Sars-CoV-2. Já o extrato de Hedera Helix e a Neomicina foram avaliados como “com atividade antiviral moderada”, o que gerou expectativa positiva nos pesquisadores.

Por outro lado, os antiparasitários Ivermectina e Nitazoxanida, reprovaram nos testes, já que a quantidade de medicamento necessária para matar o vírus, também matou células humanas, sendo considerados inviáveis para o corpo humano.

Motivados, os pesquisadores sugerem que esses quatro medicamentos sejam “mais explorados como adjuvantes terapêuticos” no tratamento da covid-19 e/ou ponto de partida para a criação de novos medicamentos que combatam a doença.

Fontes: SóNotíciaBoa e UFMG.