MS Notícias

PRESIDENTE AMERICANO

Trump foi vítima de tentativa de envenenamento com componente da semente da mamona

A agência de notícias Reuters apurou que o envelope foi enviado do Canadá

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca - Kevin Lamarque - 10.ago.2020 Reuters

Um pacote contendo a substância tóxica ricina e endereçado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi interceptado pela polícia no início desta semana, de acordo com dois policiais. A agência de notícias Reuters apurou que o envelope foi enviado do Canadá.  

Dois testes foram feitos para confirmar a presença de ricina. Toda a correspondência enviada à Casa Branca é classificada e filtrada em uma instalação externa.

A ricina é uma proteína presente nas sementes da mamona, considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida. Essa proteína é classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs, ou proteínas inativadoras de ribossomos.  

Em setembro de 1978, um dissidente búlgaro foi envenenado com ricina enquanto esperava por um ônibus na Ponte de Waterloo, no centro da cidade de Londres. Seu nome era Georgi Markov. Jornalista e escritor, Markov estava a caminho da BBC, onde trabalhava, quando foi espetado na parte de trás da perna por um guarda-chuva carregado por um homem misterioso.

Jornalista da BBC, Georgi Markov estava indo trabalhar quando foi vítima de envenenamento. Foto: publicada na BBC/Arquivo pessoal 

Um dos momentos mais atuais do debate sobre a ricina está na série "Breaking Bad"onde o professor de química Walter White, envenena uma criança para manipular seu parceiro, Jesse, a seguir na produção de metanfetamina junto com ele. Porém, na série, se descobre que o professor usou na verdade Lírio do Vale, outra substância para envenenar Brock. A descoberta ocorre no episódio "Confessions" da série.    

CASO DE TRUMP 

Questionado pela Reuters, o FBI disse que a agência e "parceiros do Serviço Secreto dos Estados Unidos e do Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos estão investigando uma carta suspeita recebida em uma instalação de correio do governo dos Estados Unidos. No momento, não há nenhuma ameaça à segurança pública".

O Serviço Secreto também está investigando o assunto.

A ricina é um composto altamente tóxico extraído da mamona e que é usada por terroristas. Se ingerido, causa náuseas, vômitos e sangramento interno do estômago e intestino, seguido de insuficiência hepática, baço e rins, e morte por colapso do sistema circulatório.

A CNN entrou em contato com a Casa Branca e o Serviço Secreto, mas eles ainda não retornaram.

Fonter: CNN BRASIL.