MS Notícias

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

TRT24 e Ejud realizam evento para sensibilizar sobre a Lei Brasileira de Inclusão

Dentre os temas que serão abordados está a nova Resolução CNJ nº343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados (as) e servidores (as) com deficiência

Eduardo* é deficiente físico e foi contrato pelo sistema de cotas em um banco em agosto de 2014. Dois anos depois ele foi dispensado pela empresa, no entanto, nenhum outro candidato deficiente foi contratado para trabalhar em seu lugar. - Reprodução/Web

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 2020, nesta 2ª-feira (21.set) a fim de sensibilizar sobre o tema, a Escola Judicial do TRT da 24ª Região realizará, das 18h às 20h40 (horário de Brasília e das 17h às 19h40, horário de MS) a palestra "Cinco anos da Lei Brasileira de Inclusão e os desafios para sua efetivação. Impactos em tempos de pandemia". As inscrições podem ser feitas até às 12h deste dia pelo Sistema da Escola Judicial.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o evento vai ao encontro da Resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 343/2020, que trata da necessidade de ações formativas, de sensibilização e inclusão, e cursos voltados ao conhecimento e à reflexão sobre questões relativas às pessoas com deficiência e seus direitos (artigos 6º e 7º).

Dentre os temas que serão abordados está a nova Resolução CNJ nº343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados (as) e servidores (as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais de ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição.

O evento terá quatro painéis, com palestrantes de diversos setores do judiciário e de instituições que trabalham com pessoas com deficiência. No primeiro painel, o desembargador do TRT da 9ª região, Ricardo Tadeu da Fonseca, falará sobre os "Efeitos da Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU) e LBI ( Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n. 13.146/2015) nas Relações de Trabalho". A presidente de mesa será a Procuradora-Chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arósio, e o debatedor será Douglas Ferreira Santos, Chefe do Setor de Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em MS e Coordenador do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no mercado de trabalho.

No segundo painel, a Advogada da União e integrante na Coordenação de Atuação Proativa da 3ª Região (São Paulo/Mato Grosso do Sul) Jerusa Gabriela Ferreira e o servidor do TRT 24 e instrutor do curso de Acessibilidade ao PJe , Silvio Henrique Lemos, abordarão o tema "Acessibilidade Digital e Informacional das Pessoas com Deficiência e os Impactos no Período de Pandemia". A coordenação do painel e o debate ficam a cargo da Juíza do TRT24 Beatriz Maki Shinzato Capucho.

No terceiro painel, o tema a ser ministrado será "Cinco anos de Lei Brasileira de Inclusão: Desafios para a Efetividade dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Contexto Laboral em Tempo de Pandemia", pela palestrante Isadora Oliveira Maia, advogada e Procuradora Jurídica da Federação das APAES do Estado da Bahia e Vice-presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/BA. A coordenação da mesa e o debate serão feitos pela Juíza do TRT 24 e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT24, Déa Marisa Cubel Yule.

O último painel tratará da "Acessibilidade no Ambiente de Trabalho do Poder Judiciário e Qualidade no Atendimento à Pessoa com Deficiência no Âmbito Judicial. Aspectos Práticos" pelos palestrantes Ekaterine Sofoullis Hadjirallis Morita, psicóloga, servidora e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e inclusão do TST e Odair José de Melo, servidor e Membro Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A coordenação da mesa e o debate também serão feitos pela magistrada Déa Marisa Cubel Yule.

PÚBLICO EXTERNO

Para o público externo ao TRT24 que desejar participar, basta clicar no ícone ‘inscriçõe, depois não tenho cadastro e efetuar o cadastro e a senha; acessar o sistema e validar a inscrição’, disse.

O certificado ficará disponível no sistema até o dia 30/9.

O registro de presença é disponibilizado por meio de um link abaixo do vídeo durante o evento.