MS Notícias

ELEIÇÕES 2020 | ANÁLISE

MDB busca dar a volta por cima disputando prefeituras de 35 municípios

Mesmo com sua representatividade nos mandatos executivos e legislativos diminuída, o Movimento Democrático Brasileiro não se abateu

Lideranças do MDB - Reprodução

Sucessivas derrotas eleitorais e políticas, acumuladas com a prolongada exposição negativa na mídia, abalaram muito o MDB, mas não com impacto tão profundo que pudesse tirar do partido a vocação para as disputas democráticas. Mesmo com sua representatividade nos mandatos executivos e legislativos diminuída, o Movimento Democrático Brasileiro não se abateu. E nestas eleições procura renovar a determinação de sair das cinzas e mostrar que continua sendo uma das maiores e mais importantes organizações partidárias da América Latina.

OS DESAFIOS

Em Mato Grosso do Sul, os emedebistas estão na disputa de 35 prefeituras. Na maior delas, a de Campo Grande, o partido entrou na corrida sem a sua principal liderança, o ex-governador André Puccinelli. O candidato é o deputado estadual Márcio Fernandes, que tem como vice a ex-secretária de Cultura e ex-vereadora Juliana Zorzo. Mas tanto na Capital como no interior Puccinelli está presente na campanha de sua agremiação. Quebra o sereno da aposentadoria e leva aos candidatos o maia almejado apoio destas eleições.

Se em Campo Grande o desafio pode ser uma batalha ingrata, o mesmo não se pode afirmar em relação a outras cidades, nas quais os candidatos do MDB - alguns já com mandatos e em busca da reeleição - têm chances concretas - ao menos é o que sugerem as pesquisas de intenção de voto realizadas e divulgadas de acordo com a legislação.  

Em Corumbá a disputa é dura e tem três concorrentes com mais chances no páreo. O nome do MDB é o do ex-prefeito e ex-deputado estadual Paulo Duarte, que briga contra a máquina do prefeito Marcelo Iunes (PSDB), que quer se reeleger, e ainda encara a ascensão do vereador e médico Gabriel de Oliveira (PSD). Nas pesquisas, as pontuações do trio passeiam pelos três primeiros lugares.

Paulo Duarte foi deputado estadual por dois mandatos e prefeito de Corumbá - Foto: Reprodução/Redes sociais

GESTÃO APROVADA

Em Maracaju, o prefeito Maurílio Azambuja (MDB) é o grande cabo eleitoral do partido. Sua gestão, reconhecida pelos indicadores oficiais como uma das melhores e responsável pela subida do município ao topo do ranking dos mais desenvolvidos, é um dos apelos centrais na campanha do candidato emedebista, o ex-secretário de Planejamento e Fazenda, Lenílso Carvalho.  

Esses são: a esquerda Maurílio Azambuja e Lenílso Carvalho. Foto: Reprodução/Redes sociais 

Sidrolândia é mais um dos redutos tradicionais do poderio político-eleitoral do MDB, graças ao ex-prefeito Daltro Fiúza, que já esteve em três ocasiões à frente do Executivo. Agora está na luta por mais um mandato e tem como principal adversário o também ex-prefeito Enelvo Felini, do PSDB. O resultado desse tira-teima entre as duas mais fortes lideranças locais está sendo aguardado com grande expectativa pela população.

Daltro Fiúza concorre à cargo eletivo no interior de MS. Foto: Reprodução/Redes sociais  

Em Nova Alvorada do Sul conquistar o quarto mandato é o objetivo do prefeito Arlei Barbosa e das lideranças tradicionais do MDB. A trajetória do prefeito começou no PT, quando tirou de cena forças tradicionais. Mas sua história no ambiente petista não durou muito. Atendeu aos apelos de amigos e simpatizantes e tornou-se emedebista, conservando intacto o princípio do olhar inclusivo e de modernidade, que marcou suas administrações e fez Nova Alvorada do Sul ficar entre os municípios que mais cresceram no Estado, juntamente com Maracaju e Sidrolândia.

Arlei Barbosa, em campanha. Foto: Reprodução/Redes sociais

EXPERIÊNCIA

Para quem mora em Rio Verde, especialmente os mais antigos, eleição com Zé de Oliveira na parada é algo corriqueiro. Ele está escolado por 11 disputas, foi deputado estadual e possui quatro mandatos de prefeito. Busca o quinto agora, pelo velho e emblemático MDB, fiel ao líder André Puccinelli, a quem admira. A recíproca é verdadeira. Em junho deste ano, em seu escritório, o ex-governador lançou a candidatura de Zé de Oliveira e expressou a certeza de que o quinto mandato está anunciado.

Ex-Prefeito de Rio Verde Zé de Oliveira e André Puccinelli. Foto: Reprodução/Redes sociais 

Em Bataguassu, o decano ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Akira Otsubo, aos 82 anos e uma coleção de mandatos desde 1970, não quer encerrar sua vida pública no cargo que ocupa atualmente, o de vice-prefeito. Busca o coroamento em alto estilo, com chave de ouro, tendo nas mãos a principal caneta do Executivo Municipal.

Ex-deputado federal Akira Otsubo é candidato à prefeito em Bataguassu. Foto: Reprodução/Redes sociais 

Ilca Corral Domingos é a única das sete candidatas emedebistas que já exerceu o mandato de prefeita e agora faz campanha para voltar ao comando político-administrativo de Nioaque.  Em Bodoquena, com a renúncia do médico e ex-prefeito Jun Iti Hada, que alegou razões de "foro íntimo", a empresária Girleide Rovari foi a opção do MDB para entrar na disputa já com a campanha em andamento.

Essa é Ilca Corral Domingos, candidata em Nioaque. Foto: Reprodução/Redes sociais  

Estes são os candidatos e candidatas do MDB para prefeituras em Mato Grosso do Sul:

 

COSTA RICA - Leandro Bortolazii BRASILÂNDIA - Antonio de Padua Thiago (reeleição)   PARANAÍBA - Diogo Tita Queiroz RIO BRILHANTE - Lucas Foroni RIO VERDE - Zé de Oliveira CAMPO GRANDE - Márcio Fernandes CORUMBÁ - Paulo Duarte BANDEIRANTES - Marcelo Abdo CASSILÂNDIA - Ivete Galacini APARECIDA DO TABOADO - Sirlei Melo ANAURILÂNDIA - Luci Palmeira BATAGUASSU - Akira Otsubo PARAÍSO DAS ÁGUAS - João Cassiano Jr RIBAS DO RIO PARDO - Fabiana Silveira Galvão, vereadora, 46 CORONEL SAPUCAIA - Rudi Paetzold (reeleição) PARANHOS - Heliomar Klabunde SETE QUEDAS - Ronaldo Antonio Félix, o Ronaldo Cabeção IVINHEMA - Rogério Câmara BATAYPORÃ - Jorge Takahashi NOVA ALVORADA DO SUL - Arlei Barbosa (reeleição) DOIS IRMÃOS DO BURITI - Wlademir de Souza Volk, o Japão, ex-prefeito FÁTIMA DO SUL - Dirceu Degutti LADÁRIO - Munir Sadeq Ramunieh SIDROLÂNDIA - Daltro Fiúza NAVIRAÍ - Vinícius Giusti de Andrade, o Vinícius da Campanário MARACAJU - Lenílso Carvalho ANASTÁCIO - Douglas Figueiredo MUNDO NOVO - Toninho Cavalcanti NIOAQUE - Ilca Corral Mendes Domingos DEODÁPOLIS - Robson Hevércio Moura, o Robson da Sorveteria GUIA LOPES DA LAGUNA - Cláudio Marques, pecuarista BODOQUENA - Girleide Rovari CORGUINHO - Reginaldo Alberto Nery, o Régis ROCHEDO - Thomaz Jonhson Abdonor FIGUEIRÃO - Marianna Barbosa