MS Notícias

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Vídeo: manifestação na Rede Carrefour em Campo Grande; lojas foram incendiadas no país

Em porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, a polícia atirou bomba contra manifestações

Manifestantes no Dia da Consciência Negra em frente ao Carrefour em Campo Grande (MS) - Tero Queiroz | MS Notícias

Após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, espancado até a morte numa filial da rede de supermercados Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite da 5ª-feira (19.nov.2020), véspera do Dia da Consciência Negras. Manifestações ocorreram em Campo Grande e em todo o Brasil, em um dos mercados da rede em São Paulo, os manifestantes chegaram a atear fogo no interior da unidade. Em porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, a polícia atirou bomba contra manifestações. 

O MS Notícias esteve acompanhando as manifestações em Campo Grande, onde pessoas negras e apoiadores do movimento negro fizeram um caminhada pacífica na tarde deste dia 20 de novembro em frente a unidade do Carrefour no Shopping Campo Grande, no Afonso Pena. 

Os manifestantes na Capital também fizeram um minuto de silêncio em respeito ao João. Cerca de 50 manifestantes estiveram no protesto. 

Manifestantes dedicaram 1 minuto de silencia aos familiares de João. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias 

INVESTIGAÇÕES 

As análises iniciais do Instituto Geral de Perícias do RS (IGP-RS) apontaram para a possibilidade de asfixia como causa da morte do homem negro espancado nesta quinta-feira (19.nov.2020) em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre.

Segundo o IGP, estão previstos outros exames laboratoriais, e os laudos definitivos devem ser concluídos nos próximos dias. O corpo foi levado aos Departamentos de Criminalística e Médico-legal ainda na noite desta quinta. A liberação ocorreu na tarde desta 6ª-feira (20.nov.2020).