MS Notícias

INCOERÊNCIA?

Fumacê passa no Aero Rancho após "mosquitos" com missão de reduzir os casos de Dengue serem soltos

Diogo Gonçalves

No dia que os primeiros “Wolbitos”, como foram batizados os mosquitos Aedes aegypt com a bactéria Wolbachia, produzidos na Capital, foram soltos nesta quinta-feira (10), no bairro Aero Rancho, o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – mais conhecido como Fumacê, irá passar por doze bairros de Campo Grande, entre eles o Aero Rancho.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, os insetos terão a missão de reduzir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya, que já ultrapassaram os 71 mil só neste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informou que os mosquitos serão soltos no período da manhã e o fumacê irá passar no final da tarde e vai até de noite e que do periodo em que forem soltos os mosquitos até o horário que o fumacê passar, da tempo dos Wolbitos se reprodurir.

A Biofábrica, responsável pela produção também foi inaugurada nesta quinta-feira, e terá a capacidade de produção semanal de um milhão e meio de mosquitos com bactéria Wolbachia. Geraldo Resende, secretário de Estado de saúde, classifica a ação como mais uma ferramente de combate ao mosquito.

Em Campo Grande sete bairros farão parte do projeto este ano: Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado. Já na segunda fase, mais 11 bairros serão incluídos no método: Alves Pereira, Centro Oeste, Jacy, Jockey Club, Los Angeles, Parati, Pioneiros, Piratininga, Taquarussu, Moreninha e América. E ne sequência, municípios do interior.

Só este ano, foram 42 mortes por dengue confirmadas e 71.457 casos notificados. Mato Grosso do Sul é o segundo estado do País no ranking de incidência da doença. Desde janeiro de 2020, a SES já investiu R$ 11.527.087,93 de recursos próprios em ações de combate às arbovirores.