MS Notícias

RACISMO NO AR

Locutor gaúcho usa descrição racista na transmissão de Grêmio x Santos

Haroldo Souza falou "aquele crioulinho" e "aquele cidadão de cor" referindo-se a jogador santista

Durante trasmissão ao vivo narrador gremista se refere a jogador do Santos como "criolinho" - Reprodução/Divulgação

Na transmissão do Grêmio Santos, partida do Campeonato Brasileiro realizada na última quarta-feira em Porto Alegre, o locutor Haroldo Souza deixou escapar frases de cunho racista ao referir-se a um jogador santista. Souza, profissional dos mais experientes na radiofonia gaúcha, fazia a narração do jogo, quando em dado momento quis saber de um repórter da Rádio Grenal quem era aquele ``crioulinho que tá lá na ponta-esquerda".

O repórter de campo Bruno Flores deu a informação, dizendo tratar-se do atacante Lucas Braga. E o narrador comentou: "É o moreno, né? O moreno, um cidadão de cor, numa boa..." Mais tarde, alertado por colegas e ciente da criminosa besteira que cometeu, Souza pediu desculpas "se ofendeu alguém", disse que não teve intenção de ser racista e argumentou ser casado com uma mulher negra.  —  Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará. Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse: "Quem é aquele neguinho lá na ponta?" "Quem é aquele alemão ali no meio?" ‘"E esse polaco aí ,quem é?” - justificou-se Souza.

A Rádio Grenal, em nota, garantiu não compactuar com qualquer atitude discriminatória". O atacante Marinho, do Santos, manifestou repúdio ao comentário do narrador. Em uma postagem no Instagram, Marinho chamou Souza de "racista de merda". E escreveu:. "É lamentável ter que ouvir isso desse mal informado, mal-preparado, que infelizmente vive na sociedade para agredir verbalmente alguém. Seu preconceituoso".

O atacante é o mesmo Marinho que no ano passado foi alvo de comentários racistas de um comunicador. Fábio Benedetti, que pertencia à Rádio Energia 97 FM. Benedetti, que transmitia um jogo do Santos, afirmou que, se pudesse, falaria ao jogador: "Você é burro, você está na senzala". Marinho gravou um vídeo chorando horas depois.

O DIÁLOGO

Haroldo Souza pergunta ao repórter Bruno Flores: "Aquele crioulinho que tá lá, na ponta-esquerda do time do Santos...quem é ele, hein?" Bruno responde: "Na ponta-esquerda joga o Lucas Braga, Magrão" E Souza completa: "Ah, o Lucas Braga que tá caindo lá, é o moreno né? O moreno, um cidadão de cor, numa boa..."

Veja o vídeo: