MS Notícias

CAPACITAÇÃO

Subjuv e Senac garantem cursos para até 200 jovens sul-mato-grossenses

Parceria mútua entre instituições ofertará capacitação gratuita, nos moldes EAD, em diversos polos do Estado

Em moldes EAD, estudante deverá comparecer ao polo de seu município para acompanhar aulas em tempo real - (Reprodução)

Parceria entre a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MS) trará qualificação profissional para duzentos jovens em Mato Grosso do Sul, oferecendo cinco cursos: marketing pessoal para vendedores – você é o seu melhor produto; a arte de se comunicar e vender mais; Javascript – interatividade para web; HTML e CSS –criação de websites e desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma com xamarin forms.

As inscrições para "Marketing Pessoal para Vendedores – você é o seu melhor produto" já estão abertas e, para participar, o aluno precisa ter completado o ensino médio e ter mais de 16 anos. Cada uma das ações tem pré-requisitos específicos para cada município e uma quantidade limitada de vagas. Além dos novos em parceria com o Senac, outras formações estão disponíveis no Portal Subjuventude.

Mesmo na modalidade EAD, as aulas não poderão ser visualizadas fora do horário previsto e o estudante precisará comparecer ao polo de sua cidade ou município para acompanhar os conteúdos em tempo real. Cada um deverá portar fone de ouvido, caneta e caderno.

Em nota a respeito da parceria, Eduardo Corrêa Riedel, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica que mais acumula cargos no Governo Estadual, apontou que, considerando o cenário de pandemia, muitos jovens estão sem opção de emprego. "Com esta parceria nós poderemos qualificá-los para que tenham mais condições de acesso às vagas de emprego”, disse.

Os novos cinco cursos passam a integrar o cronograma de entregas do Programa “Capacita Juventude”, que visa a realização de oficinas e cursos de capacitação para jovens, com foco na qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Ian Leal é subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude e comentou que, desde o lançamento em 2019, o "Capacita Juventude" contribuiu com a entrada de jovens no mercado de trabalho.

"Com a pandemia nos adequamos firmando uma parceria com a Escolagov para disponibilizar esses cursos em EAD, e assim criamos nossa plataforma. Agora, juntamente com o Senac, vamos ofertar mais aprendizado e oportunidades”, afirma o subsecretário.

Baseado no objetivo do próprio Serviço de Aprendizagem, de acordo com o diretor regional do Senac em Mato Grosso do Sul, o propósito da ação é ofertar qualificação aos jovens e proporcionar acesso ao mercado formal de trabalho.

"São cursos totalmente gratuitos, acreditamos no poder da parceria e no poder da educação para criar oportunidades a essa parcela mais vulnerável da sociedade, especialmente nesse período de recessão econômica causado pela pandemia", finaliza Vitor Mello.