MS Notícias

#LUTO | INTERNACIONAL

'Grande homem do vinho', Steven Spurrier morre aos 79 anos

Defensor de vinhos tidos como "marginais" ficou conhecido pelo Julgamento de Paris de 1976

O amante de vinhos Steven Spurrier, durante degustação em feira de São Paulo, em 2014 - Foto: Ivan Almeida/Divulgação

Lenda, o empresário Steven Spurrier, morreu aos 79 anos de causas não divulgadas na madrugada de hoje (9.mar.21), na presença de famíliares em sua casa em Dorset, na Inglaterra. 

Conhecido como “O grande homem do vinho”, ficou mundialmente famoso devido ao célebre Julgamento de Paris, degustação às cegas que promoveu em 1976 no qual vinhos californianos derrotaram clássicos rótulos franceses – essa história se transformou em livro e dois filmes: "Bottle Shock" (2008) e "O Julgamento de Paris", disponível na Amazon Prime Video.  

Defensor de vinhos tidos como "marginais", numa entrevista exclusiva para ADEGA ele disse, "Vocês deveriam ter orgulho de seus próprios vinhos", falando dos produtos brasileiros. E ponderando que "não precisa ser rico para desfrutar de bons vinhos, precisa ser inteligente".

Sobre o episódio que marcou sua trajetória, o Julgamento de Paris de 1976, ele comentou como foi reconhecido pelos californianos e odiados pelos bordaleses: "Maio de 1976 certamente fez muito pelos vinhos da Califórnia e eu me tornei “persona non grata” em Bordeaux por um tempo. Fui literalmente atirado para fora das caves de Ramonet-Prudhon em Chassagne-Montrachet, mas os resultados da degustação permaneceram."

A degustação foi planejada para cotejar grandes vinhos franceses com outros, sobejamente desconhecidos no mundo, vindos do então obscuro vale californiano do Napa, num país sem tradição vinícola, os Estados Unidos.

Um embate aparentemente tão esdrúxulo que a imprensa francesa sequer compareceu ao evento — o único jornalista presente era da revista americana Time (que depois faria uma bombástica matéria a respeito).

Spurrier nasceu em 1941 e foi comerciante, educador, escritor, degustador e, mais recentemente, enólogo – cultivando vinhas e fazendo seus vinhos na Inglaterra. Entre seus principais empreendimentos está a L'academie du Vin, primeira escola privada de vinhos da França fundada na década de 1970.

*Com ADEGA.