MS Notícias

EMPREGO

MS apresenta terceira menor taxa de desocupação do país no ano de 2020

Dados trimestrais da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD) indicam que Estado marcou 13,9%, atrás de SC e RS

Resultado é visto como animador pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. - (Semagro/Divulgação)

Mesmo ainda com um nível elevado, Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2020 tendo a terceira menor taxa de desocupação do país (13,9%), atrás de Santa Catarina (5,3%) e Rio Grande do Sul (8,4%), segundo dados trimestrais da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD). 

Enquanto a média nacional registrou 12,2% no ano passado, de janeiro a março de 2020, MS marcou 7,6% de taxa de desocupação, sendo que nas amostragens seguidas teve um salto (11,4% e 11,5%, respectivamente) no Estado e no País (13,3% e 14,6%), para chegar ao quarto trimestre com uma ligeira melhora. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, são dados animadores. Não distante dos 13,9% de MS, os estados que registraram piores índices foram Bahia e Alagoas (20%), Rio de Janeiro (19,4%) e Pernambuco (19%).

“Mato Grosso do Sul vem, desde 2015, apresentando índices importantes de ocupação de sua força de trabalho. Tivemos uma ampliação do número de ocupados e uma redução de desocupados, ou seja, as duas frentes respondendo de forma positiva. Está muito claro de onde vem esse dinamismo da economia. No caso da Agropecuária, muito voltada à diversificação e às supersafras de grãos dos últimos anos”, ponderou Verruck. 

Setores que mais empregaram no quatro trimestre de 2020 esboçaram a reação indicada no final do ano passado. Alojamento e alimentação (17,39%), Agropecuária (13,69%) e Serviços domésticos (7,78%) apareceram registrando melhora mas, em termos absolutos, o setor da agropecuária mais contratou, somando 23 mil pessoas ocupadas a mais em relação ao trimestre anterior.