MS Notícias

CONFIRA A LISTA COMPLETA

Oscar divulga lista com Chadwick Boseman (in memoriam) e Viola Davis indicados à melhor ator e atriz

Filme que dominou as indicações foi "Mank", de David Fincher, com dez menções

Para a direção foi escalado o dramaturgo, George C. Wolfe, com vasta experiência na Broadway e ganhador de prêmios Tony Award, o Oscar do teatro. Importante frisar que "Ma Rainey's Black Bottom" foi o primeiro trabalho de August Wilson - Reprodução/Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela entrega do Oscar, anunciou na manhã desta segunda-feira (15.mar.21) os indicados à 93ª edição do prêmio, que está marcado para o dia 25 de abril, dois meses mais tarde do que o habitual, devido à Covid-19.

A Netflix teve 33 indicações, entre elas a de melhor ator e melhor atriz em "A Voz Suprema do Blues", estrelado respectivamente pelos indicados: Viola Davis (Ma Rainey) e seu trompetista ambicioso, Chadwick Boseman; filme com direção de George Costello Wolfe, e produção de Denzel Washington, Dany Wolf e Todd Black, esse último que já produziu diversos filmes em que Denzel atuou.

A história de "A Voz Suprema do Blues", acompanha tensões entre Ma Rainey e seu trompetista, estrelado pelo já falecido Chadwick Boseman, a indicação ocorre 7 meses após a morte do ator de 43 anos, em 28 de agosto de 2020. Conhecido por interpretar o Pantera Negra no filme da Marvel, além de personagens importantes da história americana, ele enfrentava um câncer de cólon diagnosticado em 2016.

O filme "A Voz Suprema do Blues" é baseado na peça do vencedor do prêmio Pulitzer August Wilson, por isso a escolha de Costello para direção, já que ele é reconhecidamente um dos mais premiados dramaturgos americanos.   

NETFLIX 

O streaming também é responsável por Mank, filme de David Fincher produzido pela Netflix, que lidera a lista, com dez indicações: filme, diretor, ator (Gary Oldman), atriz coadjuvantes (Amanda Seyfried), fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, trilha sonora original, design de produção e som.  

A empresa também assinada as produções que estão em segundo lugar das mais indicadas, há seis filmes: Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Minari, Nomadland, O Som do Silêncio e Os 7 de Chicago.

BRASIL  

O Brasil não apareceu na lista, cotado, “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou”, de Bárbara Paz, já tinha perdido as chances no mês passado, com a divulgação de uma lista de pré-indicados na categoria.

ESTRANGEIROS 

Entre os longas estrangeiros na corrida ficaram as produções de Dinamarca, Hong Kong, Romênia, Tunísia e Bósnia e Herzegovina.

O filme que dominou as indicações foi "Mank", de David Fincher, com dez menções. Em seguida, com seis cada, ficaram "Nomadland", "Minari", "O Som do Silêncio", "Meu Pai" e "Judas e o Messias Negro".

VEJA A LISTA COMPLETA ABAIXO

MELHOR FILME

“Nomadland” “Os 7 de Chicago” “Minari” “Bela Vingança” “O Som do Silêncio” “Meu Pai” “Judas e o Messias Negro” “Mank”

MELHOR DIREÇÃO

Chloé Zhao, “Nomadland” Lee Isaac Chung, “Minari” Emerald Fennell, “Bela Vingança” David Fincher, “Mank” Thomas Vinterberg, "Druk - Mais uma Rodada"

MELHOR ATOR

Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues” Anthony Hopkins, “Meu Pai” Riz Ahmed, “O Som do Silêncio” Steven Yeun, “Minari” Gary Oldman, “Mank” MELHOR ATRIZ Carey Mulligan, “Bela Vingança” Frances McDormand, “Nomadland” Andra Day, “The United States vs. Billie Holiday” Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues” Vanessa Kirby, “PIECES OF A WOMAN”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro” Leslie Odom Jr., “Uma Noite em Miami” Sacha Baron Cohen, “Borat: Fita de Cinema Seguinte” Lakeith Stanfield, “Judas e o Messias Negro” Paul Raci, “O Som do Silêncio”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Youn Yuh-jung, “Minari” Olivia Colman, “Meu Pai” Glenn Close, “Era uma Vez um Sonho” Maria Bakalova, “Borat: Fita de Cinema Seguinte” Amada Seyfried, "Mank"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

“Nomadland” “Uma Noite em Miami” “Meu Pai” “Borat: Fita de Cinema Seguinte” “O Tigre Branco

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

“Os 7 de Chicago” “Bela Vingança” “Minari” “O Som do Silêncio” “Judas e o Messias Negro"

MELHOR FIGURINO

“A Voz Suprema do Blues" “Mulan” “Emma” “Mank” "Pinóquio"

MELHOR TRILHA SONORA

“Relatos do Mundo” “Soul” “Mank” "Destacamento Blood" "Minari"

MELHOR CURTA-METRAGEM

“Two Distant Strangers” “The Letter Room” “Feeling Through” “White Eye” "The Present"

MELHOR CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO

“Se Algo Acontecer... Te Amo” “Genius Loci” "Yes-People" “Opera” “Toca"

MELHOR SOM

“O Som do Silêncio” “Relatos do Mundo” "Soul" “Mank” "Greyhound"

MELHOR ANIMAÇÃO

“Soul” “Wolfwalkers” “Dois Irmãos” “A Caminho da Lua” “Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca”

MELHOR FOTOGRAFIA

“Nomadland” “Mank” “Relatos do Mundo” “Os 7 de Chicago” "Judas e o Messias Negro"

MELHOR DOCUMENTÁRIO

“Time” “Crip Camp: Revolução pela Inclusão” “Professor Polvo” “Collective” "The Mole Agent"

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

“A Concerto Is a Conversation” “Uma Canção para Latasha” "Colette" "Do Not Split" "Hunger Ward"

MELHOR MONTAGEM

“O Som do Silêncio” “Os 7 de Chicago” "Meu Pai" "Nomadland" "Bela Vingança"

MELHOR FILME INTERNACIONAL

“Druk - Mais uma Rodada” (Dinamarca) "Better Days" (Hong Kong) “Quo Vadis, Aida?” (Bósnia e Herzegovina) “The Man Who Sold His Skin” (Tunísia) “Collective” (Romênia)

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

“A Voz Suprema do Blues” “Pinóquio" "Mank" “Era uma Vez um Sonho” "Emma"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Speak Now”, de “Uma Noite em Miami” “Io Si (Seen)”, de “Rosa e Momo” “Fight for You”, de “Judas e o Messias Negro” "Hear My Voice", de "Os 7 de Chicago" "Husavik", de "Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars"

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

“Mank” “Relatos do Mundo” “Tenet” "Meu Pai" "A Voz Suprema do Blues"

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

“Tenet” “O Céu da Meia-Noite” "Love and Monsters" "Mulan" "O Grande Ivan"