MS Notícias

Economia

Cintra 959: O Fusca turbinado e com inspiração germânica

Renato Bellote/iG

Cintra 959: feito com a base do Fusca, modelo projetado pelo arquiteto André Cintra dá um aspecto exclusivo ao clássico


Resumo A ideia do Cintra 959 nasceu da paixão de um garoto de 16 anos, André Cintra Modelo combinava a carroceria do Fusca com as linhas do esportivo alemão Porsche 959 Foram produzidas apenas três unidades, sendo que o carro do vídeo é o de número 001

Durante as décadas de 70 e 80 os modelos fora-de-série fizeram muito sucesso no Brasil. O que ajudou a aumentar esse mercado foi a proibição das importações, em 1976. A partir desse momento novas opções foram criadas para atender à demanda de um público potencial.

Leia também Passat TS traz customização no estilo Dacon Assista ao vídeo do raro Monza SL/E com apenas 1.350 km rodados Chevrolet Opala SS4 recebe motor V8 e chega aos 300 cv


Já o Fusca foi um dos carros mais carismáticos já produzidos. A ideia original de Ferdinand Porsche para o "carro do povo" partiu de um projeto bastante simples e funcional. Com o passar dos anos o modelo evoluiu em termos de suspensão e conforto, mas por aqui seguiu sempre a mesma linha.

Lançado no Brasil no final dos anos 50 logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. E no ano de 1986 se despediu na chamada "Última Série".

Você viu?

O motor boxer também cresceu em cilindrada. No Brasil o Fusca voltou ao mercado como último suspiro na série Itamar , em 1994, mas logicamente não resistiu à pressão dos anos. De qualquer modo o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.


Hoje trago a vocês um dos projetos mais interessantes já construídos tendo como base o VW a ar. A ideia do Cintra 959 nasceu da paixão de um garoto de 16 anos, André Cintra , que em 1988 desenhou algo mesclando o Fusca e o mítico Porsche 959.

Foram feitas apenas 3 unidades. Com o passar do tempo elas se perderam. Até agora. A busca e restauro dos três veículos está sendo feita a todo vapor. E tive a oportunidade de acelerar o 001, o exemplar que também foi testado pelas revistas especializadas da época.

O motor boxer do Fusca  teve a cilindrada aumentada para 1.800 cm³ e recebeu uma turbina, o que já tornava o desempenho do carro muito atraente para a época. No vídeo mostro os detalhes da dirigibilidade e falo do projeto. Afivele os cintos por aí!

Fonte: IG CARROS
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }