MS Notícias

Economia

Veja 5 versões do Ford EcoSport que nunca tivemos no Brasil

Resumo Construído sobre a base do Fiesta, o EcoSport foi um dos pioneiros da categoria dos SUVs compactos Desenvolvido inicialmente para o mercado brasileiro, modelo se tornou mundial na 2ª geração Apesar de fora de linha no Brasil, modelo segue em produção na Europa e Ásia

Lançado em 2003, o Ford Ecosport foi um dos maiores cases de sucesso da indústria automobilística brasileira nos anos 2000. Sobre a base do compacto Fiesta, a engenharia local da marca americana criou um dos pioneiros do que iria se transformar no hoje popular segmento dos SUVs compactos.

Leia também Ford EcoSport já desvaloriza mais do que os concorrentes, aponta pesquisa Veja 5 curiosidades sobre o Ford EcoSport, que se despede do Brasil Ford EcoSport FreeStyle: primeiro SUV compacto muda pouco na linha 2020


A primeira geração do Ford EcoSport foi produzida apenas na fábrica de Camaçari (BA) entre 2003 e 2012, cuja produção atendia ao mercado brasileiro e de exportação para a América Latina. A partir do lançamento da segunda geração, em agosto de 2012, quando o SUV compacto passou a ser feito sobre a plataforma do Fiesta de 6ª geração, o Eco acabou se tornando um carro mundial.

Apesar de descontinuado em janeiro no mercado brasileiro, com o fechamento das fábricas da Ford por aqui, o EcoSport segue em produção no exterior, em fábricas na Índia, Romênia, Vietnã, que atendem aos mercados asiático, europeu e das Américas. Confira abaixo algumas versões do SUV que nunca foram oferecidas no Brasil.

1 - EcoSport "Pikachu"
Divulgação

Ford EcoSport Special Edition: pintura amarela não poderia faltar na edição feita em alusão ao personagem


Na primeira geração, a Ford chegou a oferecer para o EcoSport 4x4 a opção de cor amarela. Mas seguindo o padrão mais conservador do público brasileiro, a segunda geração do SUV deixou de ter essa opção no catálogo.

Mas isso não aconteceu no Japão, onde o EcoSport chegou a ser vendido na edição limitada Special Edition , que se destacava justamente pela carroceria pintada em um tom bem claro de amarelo. Como o do personagem Pikachu do desenho japonês Pokémon.

2 - EcoSport Shadow
Divulgação

Ford EcoSport Shadow: mais uma série limitada que a marca americana resolveu não oferecer no mercado brasileiro


Presente nos Chevrolet Midnight e nos Jeep Night Eagle, o visual "all black" não é exatamente uma novidade no mercado, embora a filial brasileira nunca tenha oferecido por aqui este tipo de combinação para o seu SUV compacto.

Você viu?

Mas um EcoSport todo preto foi comercializado no mercado australiano. Com o nome Shadow , além das rodas, o SUV tinha todos os cromados da carroceria trocados por componentes em preto brilhante. Gostaram do resultado?

3 - EcoSport ST-Line
Divulgação

Ford EcoSport ST-Line: com certo apelo esportivo, versão tem as rodas da Storm que foi vendida no Brasil


O Ford EcoSport segue disponível na Europa, onde fica posicionado abaixo do Puma, o SUV do Fiesta da geração mais recente. Uma das versões mais interessantes do ponto de vista visual é a ST-Line .

O EcoSport ST-Line se diferencia pelos elementos estéticos inspirados na versão esportiva ST oferecida nos Ford europeus, com o kit aerodinâmico com saias laterais, spoiler na tampa do porta-malas e rodas exclusivas de 17". O motor é um 1.0 turbo de três cilindros, com 125 ou 140 cv.

4 - EcoSport Active
Divulgação

Ford EcoSport Active: entre os itens exclusivos de outra versão que não veio ao Brasil estão as rodas de aro 17


Lançada em novembro passado no mercado europeu, o EcoSport Active é a variação do SUV compacto voltada para um público que busca um visual mais aventureiro do que no luxuoso Titanium e no esportivo ST-Line.

O visual externo segue o pacote visual da versão Storm 4x4 do finado Eco brasileiro, mas com rodas exclusivas de 17". Mas sob o capô traz um motor 1.0 turbo de 125 cv, combinado com a tração apenas nas rodas dianteiras.

5 - EcoSport Diesel
Divulgação

Ford EcoSport a diesel: seria um bom rival para o Jeep Renegade a diesel, não? Mas a versão também não veio ao Brasil


Embora a versão 4x4 tenha sido disponibilizada nas duas gerações oferecidas no mercado brasileiro, por aqui nunca tivemos uma opção diesel. Mas ela existe no carro  produzido na Índia.

O motor 1.5 diesel do Ford Ecosport  indiano desenvolve 100 cv e 21,92 kgfm e pode ser combinado apenas à tração dianteira e ao câmbio manual de cinco marchas. Apenas de ser bem mais fraco do que o oferecido no Brasil em concorrentes como o Jeep Renegade (2.0 turbodiesel de 170 cv), o propulsor garante boas médias de consumo de até 21,7 km/l.

Fonte: IG CARROS
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }