MS Notícias

Economia

Apple é multada no Brasil em R$ 10 milhões por vender iPhone sem carregador

Divulgação/Apple

Apple é multada no Brasil


Resumo A Apple foi multada pelo Procon-SP por uma série de motivos. A venda de iPhones sem carregador é um deles. A empresa ainda é acusada de propaganda enganosa e cláusulas abusivas.


A Apple  foi multada pelo Procon-SP por práticas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. A multa de R$ 10.546.442,48, anunciada na última sexta-feira (19), será aplicada por meio de processo administrativo, e a empresa ainda tem direito a se defender.

De acordo com o Procon-SP, alguns motivos levaram à aplicação da multa. O primeiro deles foi a venda de iPhones sem adaptador de energia na caixa. O órgão de defesa do consumidor já havia notificado a Apple sobre o assunto em outubro de 2020 , pedindo explicações. Na ocasião, a empresa não respondeu.

Você viu?

Outro motivo que levou à multa foi relacionado ao iPhone 11 Pro . A publicidade do smartphone afirma que ele é resistente à água mas, na prática, não é bem assim. De acordo com o Procon-SP, consumidores reclamaram que tiveram problemas relacionados à água que a Apple não quis reparar.

O Procon-SP questionou a Apple, que "informou que a resistência à água não seria uma condição permanente do aparelho, podendo diminuir com o tempo; e que para evitar danos líquidos os consumidores devem deixar de nadar ou tomar banho com o smartphone e de usá-lo em condições de extrema umidade", afirma o órgão.

Além disso, o Procon-SP recebeu reclamações de consumidores que tiveram problemas em funções de seus dispositivos depois de atualizarem o sistema operacional . Sobre este assunto, a Apple também não respondeu ao órgão.

Leia também Huawei vai cobrar Apple e Samsung por uso de patentes do 5G Apple é processada sob acusação de monopólio e golpes na App Store Chefe do WhatsApp critica Apple e tenta explicar confusão com Facebook

Por fim, o órgão também encontrou cláusulas abusivas no termo de garantia dos produtos da Apple e soube de um caso no qual a empresa se recusou a consertar um problema apresentado por um aparelho adquirido no exterior dentro do prazo estabelecido por lei.

Diante das infrações, a empresa foi multada. "A Apple precisa entender que no Brasil existem leis e instituições sólidas de Defesa do Consumidor. Ela precisa respeitar essas leis e essas instituições", disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. A reportagem entrou em contato com a Apple , que ainda não respondeu.

Fonte: IG TECNOLOGIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }