MS Notícias

Economia

Bolsonaro: "Se não fosse a pandemia, estaríamos voando"

Reprodução: ACidade ON

Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas de restrições propostas por estados

Em coletiva de assinatura da lei que regulamenta o Fundeb, na tarde desta segunda-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cravou que a economia do Brasil estaria em alta se não fosse a pandemia. Bolsonaro exaltou o trabalho do ministro Paulo Guedes e usou exemplos de países europeus que apresentaram quedas maiores no Produto Interno Bruto (PIB) .

O presidente justificou o aumento na geração de emprego em janeiro de 2021, a arrecadação pública em fevereiro e o pagamento do auxílio emergencial para elogiar a situação econômica do país.

"Nosso PIB encolheu. Menos que nós, apenas Estados Unidos, China e Coreia do Sul. O resto todos os países encolheram mais do que nós, entre eles, Inglaterra, França, Itália", disse.

"A economia vai indo mal, apesar da pandemia, se não fosse a pandemia estaríamos voando. O Brasil tem feito a sua parte, tendo à frente o ministro Paulo Guedes", ressaltou.

Bolsonaro voltou a atacar as medidas de restrição e usou uma frase tirada de contexto de um diretor da Organização Mundial da Saúde para reafirmar ser contra o lockdown. De acordo com Bolsonaro, ainda não há convencimento de que as restrições são positivas para conter a propagação da Covid-19 .

Você viu?

A afirmação acontece após o presidente entrar com processo no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir as restrições de circulação impostas pelo Distrito Federal e os estados do Rio Grande do Sul e Bahia . A ação será relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Leia também Marco Aurélio será relator de ação de Bolsonaro contra restrições em estados "Meu Exército não vai cumprir decreto de governador", diz Bolsonaro Guedes: fevereiro tem arrecadação recorde de R$ 127 bi; abril deve ser de baixa

"Então vou seguir a ciência. Declarou aqui David Navarro, emissário da OMS: 'E, portanto, realmente apelamos a todos líderes mundiais, parem de usar lockdown como método de controle primário. Desenvolva sistema melhores para fazê-lo, trabalhe em conjunto e aprenda uns com os outros. Mas lembre-se, o lockdowm tem apenas uma consequência que você nunca deve diminuir. Isso está tornando as pessoas pobres em muito mais pobres'", afirmou.

A frase usada pelo presidente no pronunciamento foi compartilhada por redes bolsonaristas nos últimos meses, mas foi tirada de contexto. Antes da fala, Nabarro afirmou que o lockdown é viável para reorganizar o sistema de saúde dos países.

"Um ponto realmente importante (). Eu gostaria de afirmar novamente: nós, da Organização Mundial de Saúde, não defendemos o lockdown como o primeiro meio de controle do vírus. O único momento em que nós acreditamos que o lockdown é justificado é para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar e rebalancear seus recursos; proteger seus profissionais de saúde que estão exaustos. Mas, em geral, nós preferimos não fazer isto", disse.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde se posicionou contrária ao argumento usado pelo emissário e ressaltou a importância de medidas de restrição para conter a doença.  

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }