MS Notícias

Política

Câmara analisa projeto sobre contratações para hospitais universitários; acompanhe

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados

Ao iniciar a sessão deliberativa da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), propôs a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/20, sobre a contratação de pessoal para hospitais universitários; e do Projeto de Lei 5043/20, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho. Neste momento, está em análise o PLP 266.

Acompanhe a sessão ao vivo

Lira também convocou reunião presencial e virtual de líderes partidários para as 11 horas desta quarta-feira (24) a fim de a Câmara se pronunciar sobre a situação da pandemia de Covid-19.

"Teremos uma sessão do Congresso na quinta-feira para votar o Orçamento e creio que, após a reunião dos líderes, definiremos as atuações da Câmara para as próximas sessões", afirmou.

Hospitais universitários
O Projeto de Lei Complementar 266/20, do Senado, permite a contratação de pessoal e a realização de concursos públicos para determinadas instituições federais, criando exceção à Lei Complementar 173/20.

O texto retira dessa proibição a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) quanto ao preenchimento de cargos do quadro permanente.

A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, presta serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico às instituições públicas federais de ensino.

Teste do pezinho
Já o Projeto de Lei 5043/20, do deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho, realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza um teste que engloba seis delas.

Mais informações em instantes

Reportagem Eduardo Piovesan
Edição Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados Federais
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } .imgPadrao { display: none; }.midia-creditos { color: #5e5e5e; font-size: .75rem; line-height: 1.2; margin-bottom: .25rem; text-align: right; }.midia-legenda { font-size: 1rem; color: #5e5e5e; line-height: 1.3; margin-top: .65rem; }