MS Notícias

Economia

Imposto de Renda 2021: aposentados acima de 65 anos têm isenção; saiba mais

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Aposentados têm direito à isenção no IR

Entre as novidades da Receita Federal para o Imposto de Renda 2021 está a isenção para aposentados acima de 65 anos. A medida é garantida por lei e começa a valer a partir do mês que o segurado faz aniversário. 

Na declaração deste ano, ao informar a rendimento de quem tem mais de 65 anos na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", o programa irá calcular a parcela-limite de isenção e os valores extras serão transferidos automaticamente para a ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ".

Leia também Orçamento 2021 será votado nesta quinta-feira com quase 4 meses de atraso Governo atrasa abono salarial para renovar plano de redução de salário; entenda Conta de luz pode subir 21,3% até maio, diz Aneel

Segundo a regra da Receita, tem direito à isenção apenas os caso de aposentadorias e pensionistas de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou do Distrito Federal, até o limite de R$ 24.751,74 por ano.

Como declarar

Para declarar o benefício, o aposentado deve obter o informe de rendimentos do INSS, no qual consta toda a renda recebida no ano. Essa declaração pode ser obtido no aplicativo Meu INSS ou no site extratoir.gov.br . Os valores vão na linha 10: Parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão de declarante com 65 anos ou mais.

É preciso informar:

Você viu?

o tipo de beneficiário nome dele o nome e o CNPJ da fonte pagadora o valor total e o 13º salário.

O aposentado que declara o IR não pode se esquecer de nenhuma outra renda. Se continua trabalhando, tanto a renda ativa quanto da aposentadoria devem ser informadas. Abra uma ficha em "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ" para declarar o salário e outra para o benefício do INSS.

Siga o informe do INSS, pois, em geral, as rendas já constam no documento na sequência que devem ser registradas no fisco.

Benefício de outros órgãos previdenciários

Caso a aposentadoria ou pensão seja de outra instituição, é preciso abrir uma nova ficha em "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ" para declarar esse recebimento.

Previdência privada

Os valores devem ser informados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ", conforme o informe de rendimentos

Atrasados

Os atrasados recebidos no INSS ou na Justiça, após ação de concessão ou revisão do benefício, devem ser declarados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente".

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }