MS Notícias

Economia

Previdência faz mudanças na base de cálculo do BFC/Loas; confira

Estefan Radovicz

Orientações serão válidas para requerimentos a partir de abril de 2020

Em portaria publicada nesta quarta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu que benefícios previdenciários de até um salário-mínimo não serão computados para o cálculo da renda per capita familiar usada como critério para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) . A medida também exclui do cálculo o recebimento de um outro benefício assistencial por um membro da família.

O entendimento, aplicado após orientações normativas de ações civis públicas contra o INSS, será aplicado na análise administrativa dos requerimentos de BPC/Loas efetuados a partir de 2 de abril de 2020.

Por lei, o BPC/Loas é pago a pessoas acima de 65 anos de idade ou com deficiência que tenham renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo, que hoje corresponderia a R$ 275.

Leia também INSS muda cálculo e facilita entrada no Bolsa Família; entenda INSS: golpistas pedem fotos e dados para "prova de vida" falsa; saiba mais Advogado criminalista Kakay é o entrevistado na live do iG desta 5ª feira (25)

Ou seja, em uma família de três pessoas, por exemplo, em que um dos moradores da casa já recebesse um BPC/Loas no valor de um salário mínimo, esse benefício seria negado a um outro membro da família que fizesse o requerimento, pois a renda familiar per capita ficaria acima do permitido.

Com a portaria, porém, os benefícios assistenciais ou previdenciários de até um salário-mínimo serão excluídos do cálculo, e assim em uma família em que um dos membros já recebe um BPC, as outras pessoas também podem pedir o benefício, desde que não tenham outra fonte de renda com valor acima do permitido.

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }