MS Notícias

Economia

Facebook vai explicar sátiras para que elas não se tornem fake news

Unsplash/NeONBRAND

Facebook testa rotular páginas

O Facebook está estudando uma fórmula para rotular páginas com informações adicionais nas publicações que aparecem no feed dos usuários. O objetivo do novo recurso é impedir que pessoas levem sátiras a sério e compartilhem piadas como se fossem coisas sérias.

Algumas páginas passarão a ser divididas em três categorias, "oficial público", que será restrito aos funcionários públicos, "página de fãs", que são as comunidades que juntam pessoas com os mesmos interesses, e "página de sátira", que são as de perfil humorístico. Os testes já foram iniciados nos Estados Unidos e serão adicionadas a mais postagens de forma gradual. 

O Facebook não deu nenhum detalhe sobre o porquê de estarem adicionando esses rótulos, no entanto, a identificação de sátiras é algo importante, ainda mais em tempos de inclusão digital. Em um país como o Brasil, que tem um número alto de analfabetos funcionais, é muito comum que pessoas compartilhem prints falsos ou notícias humorísticas como se fossem reais.

Você viu?

No fim das contas, isso acaba se tornando uma notícia falsa , mesmo que não tenha sido escrita ou desenhada com essa intenção pelo criador da postagem. 

A caminho da transparência

Essa não é exatamente a primeira vez que o Facebook busca meios para dar uma maior transparência aos seus usuários em relação à origem das postagens. Em junho de 2020, a rede começou a rotular alguns meios de comunicação como "total ou parcialmente sob o controle editorial de seu governo".

Leia também Facebook diz que vazamento de dados é culpa de 'raspagem'; entenda Facebook testa clone de Clubhouse com recursos de Instagram Live Módulo de planejamento e metodologia financeira é destaque no iG Cursos

Segundo o Facebook , esses meios de comunicação precisam receber esses rótulos por combinarem a influência de uma organização de mídia com o apoio estratégico de um Estado soberano. "Acreditamos que as pessoas devem saber se as notícias que leem vêm de uma publicação que pode estar sob a influência de um governo", disse um porta-voz da empresa na ocasião.

Fonte: IG TECNOLOGIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: justify; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }