MS Notícias

IMAGENS FORTES

Vídeo: onça pega cachorro no quintal e sai arrastando tranquilamente; pessoa filma em silêncio

Situação ocorreu próximo a prefeitura de Corumbá, na tarde de ontem (14. abril)

Situação teria ocorrido atras da prefeitura de do município - DR | MS Notícias

Uma onça pintada foi filmada levando um cachorrinho de uma residência nas proximidades da da baía do Tamengo. Vídeo enviado ao MS Notícias mostra a situação, que teria ocorrido na tarde de ontem, quarta-feira (14. abril), atrás da prefeitura de Corumbá, no interior de Mato Grosso do Sul.

O felino é flagrado carregando pelo pescoço um cachorro possivelmente da raça poodle. Uma pessoa filma o animal em silêncio enquanto o bicho entra na mata.  

Ao fundo é possível escutar outro cachorro latindo enquanto a onça desaparece em meio à vegetação. Veja abaixo: 



De acordo com o Guarda Municipal de Trânsito, Miranda, que mora nas proximidades de onde ocorreu a captura, é comum que em época de cheia a onça atravesse a morraria que fica atrás do prédio da prefeitura e desça à cidade para pegar animais. "Fica uns 300 metros aqui da beira do rio, é comum, não é a primeira vez que isso acontece. Quando o rio fica muito cheio elas não têm onde caçar, então elas vêm para cá, sobe a morraria, pega o animal e desce né... que aqui é uma área que fica próximo a mata, tem a morraria aqui, então elas ficam escondidas aqui no morro. Provavelmente [elas vêm] à procura de cães, tem muitos cães na rua aqui", explicou. A pretenção de Miranda era ir pescar no local nos próximos dias, mas diante do vídeo ele mudou de ideia.  "Eu gosto de pescar ali, agora está cancelada a pescaria", apontou.  

Ainda segundo Miranda, um amigo dele enviou o vídeo comunicando o fato, já que sabia que o Guarda gosta de pescar na região onde o animal foi filmado. "É que ali é um lugar que gosto de pescar, num local conhecido como Santa, que passa atrás da prefeitura, um caminho que chega no rio. Esses animais são predadores por natureza e os cães são as presas mais fáceis", disse.  

Os ataques de onça ocorrem todos os anos na região, quando está cheia. O Guarda acredita que quem filmou a cena não seja dono do cachorro. "Ele não devia ser o dono do cachorro porque estava muito calmo, se fosse dono estaria desesperado", opinou.  

Conforme a vice-presidente da Associação Corumbaense e Ladarense de Apoio aos Animais (ACLAA), Valeria Curvo, de 47 anos, a situação de ataques a cães de fato é comum em Corumbá, devido a proximidade com áreas de Pantanal. "Várias vezes acontece de a onça vir até a cidade e capturar animais para comer e algumas vezes elas pegam cães e comem, infelizmente", explicou a defensora que também é comerciante, dona de petshop no município.  

Valéria relembra que o sobrinho de um tosador que trabalha no pet shop o qual ela é proprietária, a onça capturou e matou 3 cachorros da raça semelhante a do vídeo. "Aparentemente um poodle, o sobrinho do meu tosador perdeu três, que a onça pegou", finalizou.