MS Notícias

Política

Congresso tem sessão na segunda-feira para análise de vetos e de crédito orçamentário

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O senador Rodrigo Pacheco preside sessão do Congresso Nacional

O Congresso Nacional realiza sessões na segunda-feira (19) e na terça-feira (20) para análise de vetos e de um projeto de crédito orçamentário. Na segunda-feira, a sessão está marcada para as 10 horas (fase destinadas aos deputados), 16 horas (senadores) e 19 horas (deputados novamente).

No total, são dez vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trancam a pauta, ou seja, não permitem que outras matérias sejam votadas.

Também deve ser votado o PLN 2/21, que abre créditos extraordinários no Orçamento de 2021 destinados a programas emergenciais para redução de salário e jornada na iniciativa privada e apoio a micro e pequenas empresas.

"Nós vamos nos dedicar para votarmos o PLN 2, que é muito importante para garantir a implantação no Brasil dos programas de manutenção do emprego, e do Pronampe, de auxílio às pequenas e micro empresas, e também  a apreciarmos diversos vetos presidenciais, que é atribuição do Congresso Nacional", disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que comanda as sessões do Congresso.

Vetos
Os dez vetos presidenciais na pauta do Congresso são o 35/2020, 50/2020; e 1, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 de 2021.

O VET 35/2020 atingiu a lei que dá prioridade para acesso ao auxílio emergencial à mulher provedora de família monoparental.

O VET 50/20 foi aplicado à Medida Provisória 983/20, editada para desburocratizar as assinaturas eletrônicas de documentos para ampliar o acesso a serviços públicos digitais.

Já o VET 1/21 atingiu o projeto (PL 1013/20) que suspendia o pagamento de dívidas de clubes inscritos no Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

O veto do presidente da República (VET 5/21) a dispositivos da Lei que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA) também pode ser votado.

O VET 10/2021 atingiu todo o texto do Projeto de Lei 3477/20, aprovado em dezembro, que destinava R$3,5 bilhões para garantiar acesso gratuito à internet de alunos inscritos no CadÚnico e de professores de escolas públicas.

Para que um veto presidencial seja derrubado pelo Congresso Nacional são necessários os votos de 257 deputados e 41 senadores.

Confira a pauta completa

Da Redação - CL
Com informações da Agência Senado

Fonte: Câmara dos Deputados Federais
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } .imgPadrao { display: none; }.midia-creditos { color: #5e5e5e; font-size: .75rem; line-height: 1.2; margin-bottom: .25rem; text-align: right; }.midia-legenda { font-size: 1rem; color: #5e5e5e; line-height: 1.3; margin-top: .65rem; }#infocoweb img[style="width:1px;height:1px"] { display: none; }